O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), poderá apresentar projeto com o objetivo de perdoar dívidas de empresários e comerciantes de Goiânia. O Imposto Predial e Território Urbano (IPTU) seria um dos planos do chefe do Executivo para mitigar os impactos da pandemia da covid-19 na economia da capital. A informação foi divulgada pelo jornal O Popular nesta segunda-feira (12).
As medidas são para socorrer muitos comerciantes que tiveram prejuízos neste período de mais de um ano de pandemia. O comércio fechado, o desemprego e uma crise financeira em todo o país desde antes da pandemia foram cruciais para as empresas. Cruz disse que está estudando com a equipe financeira as possibilidades para atender a classe dos comerciantes.
“Não temos banco próprio do município, mas o governador abriu condição de empréstimo a juros zero. Estamos fazendo estudos, assim como fizemos o IPTU social e Renda Família, para ver como podemos ajudar os comerciantes com questão de impostos. Não é possível falar agora o que será feito, mas os estudos estão na Secretaria de Finanças para que, em breve, possamos anunciar as novidades a todos vocês”, disse em live, nesta segunda-feira (12), em que o prefeito apresentava o balanço de seus 100 dias de governo.
Um estudo estaria também sendo desenvolvido para oferecer um auxílio ao setor de entretenimento (inclusive o setor de bares, cinemas e hotéis), já que, por exemplo, os cinemas não podem funcionar há mais de um ano, em Goiânia.
No mesmo modo, haveria também estudos para refinanciamento para dívidas de profissionais feirantes de Goiânia. Outra proposta seria o perdão de débitos no IPTU para contemplados do programa Renda Família.
Leia Também
Ainda segundo O Popular, a equipe da finanças da prefeitura estaria já estudando todos os impactos desses perdões e programas em auxílio à população para que sejam passados ao prefeito e que ele possa decidir a partir de quando as medidas poderão entrar em pauta.