Destaques • atualizado em 02/02/2023 às 14:45

Saiba como ver o cometa verde, que passará novamente pela órbita terrestre depois de 50 mil anos

De acordo com o Observatório Nacional, a visualização ficará melhor a partir do dia 4 de fevereiro. (Foto: ALESSANDRO BIANCONI/EDU INAF/FLCKR/CC BY-SA 2.0)
De acordo com o Observatório Nacional, a visualização ficará melhor a partir do dia 4 de fevereiro. (Foto: ALESSANDRO BIANCONI/EDU INAF/FLCKR/CC BY-SA 2.0)

No dia 11 de fevereiro, a partir das 19h, o YouTube do Observatório Nacional realizará uma nova edição exibindo a aparição do cometa

O cometa verde, descoberto muito recentemente pela Nasa, passará pela órbita terrestre depois de 50 mil anos. A atração astronômica está visível no Hemisfério Sul, ou seja, pode ser vista também nos céus do Brasil, desde esta quarta-feira (1° de fevereiro) e estará em seu ponto mais próximo da Terra, a 42,5 milhões de quilômetros durante os próximos dias.

De acordo com o Observatório Nacional, a visualização do cometa, nomeado C/2022 E3 (ZTF), ficará melhor a partir do dia 4 de fevereiro. Com o passar dos dias, o cometa será visto mais alto no céu e com mais tempo de visibilidade. Ainda segundo a agência espacial norte-americana é possível ver o cometa com telescópios simples ou, dependendo da localização geográfica, até mesmo de binóculos, desde que seja, claro, noite e o local esteja escuro, sem nuvens, sem lua e com menos poluição luminosa possível.

O cometa aparecerá com um brilho esverdeado e terá a forma de uma mancha leitosa percorrendo o céu. Para quem não conseguir ver, o Observatório Nacional realizará uma nova edição do evento de forma virtual no dia 11 de fevereiro, a partir das 19h, no YouTube. Com o título “Céu em sua casa: observação remota”, a transmissão com astrônomos amadores e profissionais parceiros do projeto vai exibir imagens do cometa C/2022 E3.


Leia mais sobre: / / Destaques / Mundo

Recomendado Para Você