PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde de Goiás alerta sobre a nova transmissão da variante Gama Plus do coronavírus

(Foto: Pexels / Divulgação)

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) afirmou, através de nota, que o estado monitora o surgimento de novos casos da variante Gama Plus. Os casos já confirmados, estão sendo investigados para ver se há diferença na sua transmissão e evolução comparados aos casos infectados com outras variantes, como a delta, por exemplo.

Ao todo, Goiás já registrou 181 casos de infecção por Covid-19 causados pela variante Gama Plus, uma nova versão da variante gama, que segundo a SES, já circula de maneira comunitária no estado. Devido seu alto potencial de risco, sua circulação preocupa especialistas da saúde e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), pois sua transmissão é semelhante ao da variante delta.

PUBLICIDADE

Em Goiás, de acordo com a SES, os casos de variante Gama Plus está sob investigação e o estado aguarda posicionamento do Ministério da Saúde para confirmar se ela pode ou não ser considerada de alto risco. Além de Goiás, a variante Gama Plus também já foi confirmada em outros estados, como Tocantins, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Em Goiás, outros 27 casos que já foram confirmados, são resultado dos 123 sequenciamentos feitos no estado por meio do governo, da prefeitura, UFG, PUC-Go e IFG. Ao todo, foram avaliados 1.380 amostras de todas as regiões do país, coletadas entre maio e junho deste ano. Dentro deste montante, cerca de 95% eram gama, sendo que 11 pertenciam a nova linhagem. A respectiva nova mutação traz uma alteração genética, codificada como P681H, na qual o vírus substituiu o aminoácido prolina por histidina.

PUBLICIDADE

A pesquisadora Mariana Telles,  coordenadora do projeto que faz o sequenciamento do genoma do coronavírus em Goiás, explica que essa variante possui a mesma de ser transmitida com mais facilidade que a variante delta. ” O problema da variante Gama Plus, é que ela possui uma mutação que facilita a entrada do vírus na célula. A mesma mutação que acontece com a variante delta”, explica.

Leia Também

A Secretaria Estadual de Saúde Goiás ( SES-GO), ainda alerta sobre os cuidados necessários contra o Covid-19 independente de qual  variante está circulando no estado. ”É muito importante que a população mantenha as medidas de prevenção, como o uso de máscara, álcool em gel, evitar aglomerações e se vacinar contra a Covid-19”, afirma trecho da nota.

PUBLICIDADE

 

Categorias: Destaques Goiás
Leonardo Calazenço: