Apresentando um novo modelo de tarifação no transporte público de Goiânia, a partir de 2022 os usuários poderão pagar meia tarifa para viagens curtas dentro de um raio de até 5km.
Segundo a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (CMTC), esta é a primeira ideia para for o fim da tarifa única, que atualmente o passageiro paga R$ 4,30 para qualquer localidade independente da distância. Mas segundo a CMTC, a medida está em fase de teste mas que também será estendida para toda região metropolitana.
Até então, não há informações sobre como será aplicado a meia tarifação. Se por exemplo, será para viagens em um mesmo veículo ou se o passageiro poderá fazer integração dentro da distância estabelecida. A CMTC explica que o benefício não será acumulativo para um mesmo trajeto. Ou seja, com a meia tarifa o valor fica R$ 2,15 para os primeiros 5km percorridos, se o passageiro ultrapassar esta distância será cobrado uma tarifa cheia para o complemento da viagem.
Nesta quinta-feira (9) foi apresentado mais uma opção de pagamento da passagem aos usuários do transporte público de Goiânia, na hora do embarque, o passageiro poderá pagar a passagem com cartão débito ou crédito na função de aproximação. O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, disse a o jornal O Popular nesta quinta-feira (9), que a proposta ainda precisa ser fechada tecnicamente e ainda há questões para serem resolvidas.
Uma das questões é sobre os usuários da região metropolitana e também para os que moram em bairros mais afastados da capital. Ainda de acordo com O Popular, em uma simulação realizada sobre a meia tarifa, alunos que estudam na UFG Campus Samambaia, por exemplo, só pagariam meia passagem se for até o setor Santa Genoveva, já quem sai da Praça Cívica e ir até o final do Bueno, por exemplo, estes pagariam meia passagem.
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Ou seja, usuários de bairros afastados e cidades metropolitanas, ficam fora do benefício. E esta é uma discussão se o novo serviço ficaria atrativo ou não para estes grupos.
Viagens de longa distância:
Para quem utiliza o transporte público em viagens mais distantes, o projeto que deve ser implantado em 2022 para estes usuários é o bilhete único, que permite a integração entre qualquer linha ou dentro dos terminais. Inclusive, a proposta é bem semelhante ao antigo Ganha Tempo, que operou na região metropolitana entre 2013 e 2014, onde o passageiro na época poderiam andar em até três ônibus dentro de um intervalo de 2h30 usando a mesma passagem.
De acordo com o Tarcísio Abreu, presidente da CMTC, toda mudança no transporte público da capital e região metropolitana só será possível com a aprovação do projeto de lei do estado de Goiás que tramita na Alego sobre a reorganização do serviço.
A proposta chegou na casa no dia 1º deste mês, e a expectativa é que a partir da próxima semana possa dar andamento para que seja aprovada ainda neste ano, para que as mudanças ocorram em 2022.
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