Pela primeira vez na disputa eleitoral de 2016, o candidato a prefeito de Goiânia pelo PSB, Vanderlan Cardoso, aparece em uma pesquisa eleitoral à frente de Iris Rezende (PMDB). De acordo com a pesquisa Veritá divulgado na tarde desta quinta-feira (13), Vanderlan Cardoso obteve 50,1% das intenções de voto, quando são apresentados os nomes dos candidatos a prefeito. Em votos válidos, o percentual obtido pelo peemedebista foi de 49,9.
Na pesquisa estimulada, os números mostram também a frente do ex-prefeito de Senador que conforme a margem de erro, é cenário de empate. Vanderlan Cardoso obteve 42,8% das intenções de voto e Iris, 42,6%. A margem de erro da pesquisa, de 3%, com 1054 entrevistas.
Os números mostram, como em outras pesquisas, a ampliação do acirramento entre os dois candidatos a prefeito da capital, em situação inédita na disputa eleitoral para prefeito de Goiânia. Não sabem ou não responderam: 9,5% dos entrevistados. Votos Brancos e Nulos: 5,1%.
“Foi uma alegria enorme quando soubemos numa caminhada, na divisa de Trindade. É muito bom, é gostoso. Isso é fruto de um trabalho. Fruto dos apoios que recebemos no segundo turno”, disse Vanderlan Cardoso, em entrevista à noite desta quinta, 13, no comitê da rua 136, ao lado de Francisco Júnior, Thiago Albernaz, Elias Vaz e Simeyzon Silveira. Segundo ele, na pesquisa interna, a frente de índice maiores do que a pesquisa Veritá.
LEIA MAIS: PESQUISA GRUPOM E RÁDIO 730 MOSTRA CENÁRIO DE EMPATE ENTRE IRIS E VANDERLAN, dados coletados entre 5 e 9 de outubro.
Leia Também
Espontânea
No levantamento espontâneo, quando não é apresentado nenhum nome ao eleitor, Iris Rezende está à frente e não Vanderlan Cardoso. O candidato do PMDB tem 39,7% das intenções de voto, enquanto Vanderlan Cardoso obteve 37,6%, ou seja, uma diferença de 2,1 em cenário de empate, também. Em todas as pesquisas, a posição de Iris, pelo grau de conhecimento, tem uma leve vantagem, agora, no segundo turno.
Em votos válidos, na espontânea, Iris tem 51,4%, contra 48,6% de Vanderlan. Do total dos entrevistados, 17,5% dos eleitores não souberam responder em quem pretendem votar e 5% informaram que vão votar branco ou nulo.
Metodologia
Os dados foram colhidos entre os dias 8 e 12 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número: GO-05733/2016. Foram ouvidos 1.054 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. A responsabilidade técnica é do Instituto Veritá. A divulgação foi realizada pelo site: A Redação.
Leia mais sobre: Eleições / Iris Rezende / Pesquisa Goiânia / Vanderlan Cardoso / Veritá / Destaques / Política