Todos os dias, no final da tarde, as ruas de Goiânia são invadidas por um cheiro que dá água na boca. Carne, carvão, molho de tomate com óleo e cebola, mandioca e farinha, isso mesmo, o chamado espetinho é algo cultural em Goiânia e, com esse pensamento, a Câmara de Vereadores de Goiânia acaba por aprovar um projeto que reconhece o espetinho como Patrimonio Imaterial de Goiânia.
Espetinho
O projeto foi aprovado em segunda votação, a Câmara aprovou o projeto de lei (PL 380/2022) que é de autoria do vereador Sandes Junior (PP). O vereador explica que a decisão de apresentar o projeto é de reconhecer uma marca do morador de Goiânia “receitas regionais são conhecidas e valorizadas por compor hábitos alimentares nativos, sendo elaboradas com ingredientes disponíveis na região e preparadas com técnicas transmitidas de geração em geração”.
Ainda segundo o parlamentar, o registro de identidades gastronômicas torna bens de natureza imaterial acessíveis às futuras gerações. “É importante transmitir o legado que contemple interação entre cultura e alimentação, relacionando história com imigração e com adaptações em hábitos alimentares do povo brasileiro”, declarou.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
Fonte: Com informações do Site da Câmara de Vereadores de Goiânia