Economia

Comércio em Goiás acumula 18 meses consecutivos de crescimento

Comércio em Goiás acumula 18 meses consecutivos de crescimento
Comércio em Goiás acumula 18 meses consecutivos de crescimento

Em maio de 2025, o comércio varejista em Goiás acumulou 18 meses consecutivos de crescimento na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma sequência que não era registrada desde 2013. A alta de 1,2% no período foi influenciada pela venda de livros, jornais, revistas e papelaria (31,4%) e eletrodomésticos (23,5%).

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB). A pesquisa também aponta o crescimento acumulado de 3,2% em 12 meses. O resultado superou a média nacional (3%) e também foi influenciado, principalmente, pela venda de livros, jornais, revistas e papelaria (14,7%) e eletrodomésticos (14%).

Na variação acumulada no ano, entre janeiro e maio, o crescimento do setor foi de 1,5% em relação ao mesmo período de 2024. A venda de eletrodomésticos (20,1%), móveis (17%) e livros, jornais, revistas e papelaria (12,2%) influenciaram o resultado na variação acumulada no ano. O varejo ampliado também apresentou alta (2,1%) na variação acumulada em 12 meses. O resultado positivo foi impulsionado pelo crescimento de 4,1% no volume de vendas de veículos, motocicletas, partes e peças.

“O setor varejista goiano mantém tendência de crescimento sustentado, refletindo resiliência e dinamismo da atividade econômica em Goiás. Esses resultados são muito importantes para o desenvolvimento da nossa economia”, salientou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Leia Também

Fotos: Reprodução


Leia mais sobre: / / / Economia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares