Após 100 dias de funcionamento, o canal para denúncias de telemarketing abusivo, registrou em todo país, 26.674 mil atendimentos de pessoas incomodadas pelas ligações indesejadas. Criada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a plataforma visa atender queixas das pessoas que não autorizaram empresas a ligar para suas casas, oferecendo produtos ou serviços.
Segundo os dados, 92% das reclamações afirmaram não ter relação com as empresas e não contrataram nenhum tipo serviço. 99% das pessoas ainda disseram que não concederam permissões para empresas oferecerem produtos e serviços via telefone.
De acordo com a Senacon, o canal é de amplitude nacional e Minas Gerais é o estado que apresenta maior número de denúncias: 8.800. Em seguida, aparecem São Paulo e Rio de Janeiro, com 6,3 mil e 1,1 mil, respectivamente. Bancos e operadoras de celular e TV por assinatura lideram as denúncias.
Atenda, identifique e denuncie
Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.
As denúncias serão investigadas pela Senacon e encaminhadas aos Procons para análise e eventual abertura de processo administrativo pela prática abusiva. (As informações são da Agência Brasil).