O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, recebeu o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis para fortalecer as relações bilaterais, na manhã desta quarta-feira (18). A reunião, pautada pela disponibilidade do governo estadual em fomentar parcerias estratégicas, sinalizou o comprometimento com desenvolvimento regional por meio de investimentos estrangeiros.
Temas de interesse mútuo foram abordados na reunião, organizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e pela Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).
O vice-governador destacou as potencialidades do estado, principalmente no setor do agronegócio, inovação tecnológica, infraestrutura e indústria. Daniel Vilela expressou a capacidade do estado em ser um catalisador de investimentos canadenses e ressaltou a disposição em estabelecer parcerias que beneficiem ambas as partes.
Daniel Vilela ressaltou que o estado cresce mais do que o dobro do país, mostra todo o potencial, tem um governo que é referência e autoridade nacional, o que faz de Goiás um local que dá segurança para os investidores.
“Temos a capacidade de inovar, criar e expandir a produção e negócios. Trabalhamos para ser um indutor de investimentos, principalmente daqueles países que já tem uma relação comercial conosco e possui capacidade de contribuir com objetivos econômicos e de desenvolvimento social de Goiás”, completou.
Leia Também
O representante diplomático Kamarianakis elogiou os avanços de Goiás em diversas áreas e destacou que o estado é um ambiente propício para bons negócios. O embaixador o comprometimento do Canadá em fortalecer as parcerias bilaterais e explorar formas de cooperação mais estreitas, ressaltando que já há grandes empresas do país instaladas em solo goiano.
“O Brasil é um mercado importante para nós. Já temos uma relação e reconhecemos o potencial de Goiás no tema segurança e alimentação global.”
Presente na reunião, o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, sublinhou que Goiás tem chamado a atenção de investidores estrangeiros graças à significativa importância que o agronegócio alcançou.
“Devido o empenho dos produtores e também do desenvolvimento tecnológico, Goiás deixou de ser um importador de alimentos e passou a ser um grande expoente na exportação. Acreditamos na parceria com Canadá, por reconhecer sua capacidade de investimento e a expertise na tecnologia e inovação”, disse.
Ainda sobre o tema de inovação, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, sinalizou o interesse em parcerias com a embaixada que possam contribuir, entre outras coisas, com os cursos tecnológicos oferecidos nas Escolas do Futuro de Goiás (EFGs).
“Temos seis unidades que possuem laboratórios de primeiro mundo, sendo ofertados para comunidade mais carente. Temos a missão de fazer com que essas escolas tenham o ensino bilíngue, e acredito que possamos contar com as iniciativas do Canadá para esse projeto”, solicitou.
A reunião ainda foi acompanhada pelo assessor de Política Econômica da embaixada do Canadá no Brasil, Marcos Paulo Britto, e pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi. A chefe de Gabinete da Seapa, Paula Coelho, e o diretor de Comércio Exterior da Fecomércio, Marcelo Gomes, também participaram da agenda.