ACORDOS • atualizado em 08/11/2023 às 01:48

Empresa chinesa gigante do setor energético fecha acordo para se instalar em Itumbiara

A operação será a primeira realizada pela Chint na América do Sul e reforça o momento positivo de atração de empresas tecnológicas para o estado de Goiás
Cerimônia de assinatura de contrato (Foto: Divulgação)
Cerimônia de assinatura de contrato (Foto: Divulgação)

A cidade de Itumbiara, no sudoeste de Goiás, será sede da multinacional chinesa Chint Power, maior empresa de energia do mundo. O acordo de instalação foi assinado nesta terça-feira (7/11) pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), pelo fundador e presidente mundial da empresa Nan Cunhui e pela CEO global Lily Zhang.

A operação será a primeira realizada pela Chint na América do Sul e reforça o momento positivo de atração de empresas tecnológicas para o estado de Goiás. O plano de investimentos será apresentado pelo grupo chinês nos próximos meses.

“Nossa vinda aqui tem um objetivo: fazer com que possamos ampliar os investimentos de empresas de tecnologia em Goiás garantindo maior acesso a produtos essenciais, como energia sustentável, ao mesmo tempo em que ampliamos a oferta de empregos qualificados e renda aos goianos. Nosso estado oferece muitas vantagens, é competitivo. Estamos mostrando isso para o mundo e garantindo ainda mais desenvolvimento”, destaca o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Com renome mundial, a Chint Power realiza armazenamento, conversão e distribuição de energia inteligente. A empresa também desenvolve projetos de investimento e construção nos diversos segmentos como usina fotovoltaica, micro-redes e complementação multienergética.

Segundo o fundador da multinacional, a vinda para Goiás é o início de uma relação de confiança. “Foram 20 anos de estudo profundo para o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente e verde. Que agora vamos levar para Goiás, que tem um potencial imenso e todas as condições ideais para ampliação do nosso trabalho. É o primeiro passo de outros que ainda virão”, diz Nan Cunhui.

Leia Também

Para o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, é um momento histórico para cidade. “O trabalho realizado pelo governador Ronaldo Caiado, tanto na estruturação do estado, tanto na construção desta relação comercial internacional é fundamental para nós. Nossa cidade ganha muito, Goiás ganha muito. É um dia histórico, de muita felicidade”, comemora o gestor.

A assinatura é a terceira agenda oficial da missão oficial liderada pelo governador Ronaldo Caiado na China. Participam da comitiva, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; os secretários de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho; de Governo, Adriano da Rocha Lima; de Infraestrutura, Pedro Sales; e a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto; os deputados estaduais: Jamil Calife, Lucas do Vale e Vivian Naves; bem como o prefeito de Anápolis, Roberto Naves; a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares; e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

Acordo representa avanços para Goiás

A instalação da Chint Power em Goiás representa diversos avanços para o estado. Em termos econômicos, o empreendimento deve gerar novos empregos e investimentos, impulsionando o desenvolvimento da região. Além disso, a empresa é líder mundial em soluções de energia limpa, o que contribuirá para a transição energética do estado.

Em termos políticos, o acordo reforça o posicionamento de Goiás como um polo de atração de investimentos internacionais. O estado tem se destacado por sua política de incentivos fiscais e pela estruturação de um ambiente de negócios favorável.

O anúncio da instalação da Chint Power é uma importante conquista para Goiás. O empreendimento representa um novo impulso para o desenvolvimento econômico e social do estado.


Leia mais sobre: Economia

Recomendado Para Você