Com novo modelo, capacidade de atendimentos presenciais na sede do órgão de defesa do consumidor sobe de 1,8 mil para 3,5 mil mensais
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-GO), inaugurou, nesta terça-feira (11/2), a nova unidade Vapt Vupt – Padrão Procon, em Goiânia. O investimento estadual na nova unidade foi de R$ 104.849,45, destinados à reformulação predial da agência e adequação da identidade visual e com o objetivo de proporcionar mais conforto para usuários e servidores.
A parceria para a reformulação do atendimento na sede do Procon Goiás, que passa a assumir o padrão de atendimento Vapt Vupt, visa melhorar o atendimento ao público e facilitar o acesso aos serviços de defesa do consumidor. “A inauguração deste novo espaço é mais uma ação do Governo de Goiás para garantir o respeito aos direitos do consumidor, ampliando as possibilidades de atendimento e facilitando a vida do cidadão que se sentir lesado nas relações de consumo”, ressalta o secretário da Sead, Alan Tavares, ao inaugurar a unidade.
Com as mudanças, a capacidade de atendimento presencial mensal do Procon passa de 1.800 para 3.500, o que representa um aumento significativo na oferta de serviços para a população. Ao todo, 10 servidores farão o atendimento, sendo dois deles cedidos pelo Vapt Vupt e os outros oito pertencentes ao próprio órgão. Todos os servidores passaram por um treinamento especializado com as equipes da Superintendência de Gestão do Atendimento ao Cidadão para garantir que o atendimento siga o padrão Vapt Vupt, oferecendo mais eficiência e agilidade para o público.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, comemorou a parceria entre Sead, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e Procon. “Desde que o governador Ronaldo Caiado assumiu, tem como meta a desburocratização dos serviços públicos. E o Procon Goiás, como guardião dos consumidores, tem que seguir esse modelo. O padrão Vapt Vupt sendo implantado no nosso atendimento mostra a preocupação do governo com atendimento de excelência e demonstra a importância de se usar o dinheiro público em benefício do cidadão goiano”, disse o superintendente.
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No Vapt Vupt Padrão Procon serão disponibilizados serviços como consulta, denúncia e reclamação relacionadas ao Direito do Consumidor, além de guichês de atendimento das empresas Equatorial Energia e Claro, que já prestavam serviços na unidade e continuarão a fazê-lo. Para ser atendido na agência, exclusiva para serviços do Procon, é necessário realizar o agendamento prévio, por meio do Portal Expresso (go.gov.br). O horário de atendimento será das 8h às 17h.
Também participaram da solenidade de inauguração o subsecretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Gustavo Carlos Ferreira; o subsecretário de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Sead, Rômulo Mendonça Bailão, e a superintendente da Gestão do Atendimento ao Cidadão, Lilianne Lima.
Padrão
A primeira unidade Padrão entregue pela Sead foi a agência Vapt Vupt Padrão Detran. O termo se refere a unidades que centralizam serviços de alta demanda prestados por determinado órgão. No modelo adotado, os servidores lotados na agência padrão têm origem mista – tanto do próprio órgão como do Vapt Vupt. Todos recebem treinamento para padronizar o atendimento já aplicado nas demais unidades do Estado.
Vapt Vupt
Com a unidade Padrão Procon, o Governo de Goiás passa a contar com 77 agências Vapt Vupt espalhadas em todas as regiões do estado, com oferta de serviços de diversas secretarias do Executivo goiano. No interior, algumas unidades possuem ainda parceria com a prefeitura local, oferecendo também serviços municipais. Além disso, o Governo de Goiás realiza parcerias com o Executivo municipal em cidades que não possuem unidades Vapt Vupt, instalando o Expresso Balcão – programa em que servidores da prefeitura realizam o atendimento da população para a efetivação de serviços disponíveis no Portal Expresso.
Fotos: Ênio Tavares e Procon Goiás
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