Ministro do Planejamento, Simone Tebet. (Foto: Divulgação)
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), disse que é possível o aumento do salário mínimo ainda em maio deste ano, mas para isso, segundo a ministra, a medida exige “corte de gastos” e análises de quais políticas públicas serão priorizadas, segundo informações do site UOL.
Ainda em entrevista ao UOL, Tebet disse que a obrigação dela como ministra, é mostrar onde os cortes podem ser feitos, mas segundo ela a decisão deve ser tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto a outros ministros.
“Se for uma decisão política do presidente da República em reajustar o salário mínimo, nós abriremos espaço fiscal. De onde cortar? É uma decisão que nós apresentaremos à Junta, aos outros ministros, ao presidente da República. Não é uma decisão tomada individualmente. A mim me cabe abrir o espaço, achar alternativas, no plural”, explica Tebet.
O salário mínimo para 2023, está fixado até então em R$ 1.302, ainda definido durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Portanto, com a vitória de Lula, o PT passou a calcular que seria possível subir para R$ 1.320. Porém, os custos para isso, no entanto, estão acima do previsto.
Simone Tebet destaca que qualquer aumento de despesa requer corte de gastos e, por essa razão, é necessário definir qual será o foco do governo. Se for o aumento do piso, outras áreas terão menos verba.
Vale lembrar que a Junta de Execução Orçamentária é formada por ministérios que discutem a movimentação financeira do Brasil e o impacto de novas despesas:
Portanto, a definição de verba para políticas públicas é analisada por esse grupo, que decide em conjunto qual o melhor caminho tomar. O aumento real do salário mínimo .
O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…
Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…
Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…
Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…
Este site usa cookies para aperfeiçoar a navegação