Governador recebeu o Troféu Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza, do CIEE, e reforçou empenho para avançar na área: “Em Goiás não falta verba para educação. Temos condições de dar ensino de qualidade a todos”
O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta quarta-feira (30/10), em Brasília, no Distrito Federal (DF), o Troféu Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza pela conquista do 1º lugar de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A homenagem, prestada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), organização não governamental (ONG) de inclusão social e empregabilidade jovem, reconhece o resultado histórico alcançado pela rede estadual de ensino.
Na ocasião, Caiado destacou o avanço e os investimentos do Governo de Goiás na educação, que tem sido reestruturada por meio de políticas de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos em todo o estado. “O reconhecimento de uma instituição de tamanha credibilidade como o CIEE me deixa honrado. Temos de qualificar a juventude para obter sua própria renda e alcançar a independência. Em Goiás não falta verba para educação. Temos condições de dar ensino de qualidade a todos”, afirmou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, frisou a importância de uma gestão comprometida com o avanço da educação. “A educação em Goiás tem como prioridade fazer com que quem estuda (o aluno) tenha aula, alimentação, material e uniforme… E que quem dá as aulas (o professor) também perceba os investimentos. O estado tem um governo que pensa em todas as pessoas”, pontuou. “Recebo representantes de outros estados e até de outros países que desejam aprender e levar o nosso sucesso além de nossas fronteiras. Isso é fruto de dedicação e empenho”, completou Gavioli.
Diretor-executivo do CIEE, Humberto Casagrande, destacou que Caiado é apenas o segundo homenageado com o troféu. Ele reconheceu o empenho do governo em fazer a rede estadual avançar por meio da atenção à juventude e da valorização do ensino. “Goiás tem a gestão que mantém o maior número de aprendizes ligados ao governo sem que isso seja obrigatório. Essa é uma das nossas grandes lutas”, declarou Casagrande. Para ele, muito se fala no Brasil do “nem-nem”, jovem que nem estuda e nem trabalha. “Mas nós dizemos que o que existe no país é o ‘sem-sem’, sem oportunidade ou sem capacidade. Para melhorar isso, a gente conta muito com a ajuda do poder público, pois a educação nos é muito cara”, ponderou.
Leia Também
Reconhecimento
O Troféu Professor Paulo Nathanael Pereira de Souza (1929-2024) foi criado para homenagear uma das maiores personalidades da educação brasileira. Presidente emérito do CIEE, Nathanael se dedicou a estudar os problemas da área no país e assinou mais de 30 livros. Foi membro das academias Paulista e Brasileira de Educação (APE e ABE), além de secretário de Educação de São Paulo. O Troféu é oferecido a pessoas que contribuem de forma intelectual ou material para a manutenção e o aprimoramento das iniciativas do CIEE.
Números
De acordo com o levantamento divulgado em agosto deste ano pelo Ministério da Educação, Goiás alcançou a maior nota do país no Ensino Médio em 2023, com 4,8, empatado com o Espírito Santo. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o estado obteve nota 5,5, juntamente com Paraná e Ceará, também ocupando o primeiro lugar nacional. Desde 2019, a rede de ensino recebeu mais de R$ 7,4 bilhões em investimentos do Governo de Goiás.
Fotos: Lucas Diener