Educação

Governo de Goiás divulga escolas vencedoras do Prêmio Leia 2024

Governo de Goiás divulga escolas vencedoras do Prêmio Leia 2024
Governo de Goiás divulga escolas vencedoras do Prêmio Leia 2024

O Governo de Goiás anunciou os 150 vencedores do Prêmio Leia 2024, destinado às unidades municipais de ensino que assinaram o compromisso de alfabetizar os estudantes na idade certa. No âmbito do programa AlfaMais Goiás, o governo estadual trabalha para maximizar a alfabetização como uma mola propulsora da melhoria de vida nas cidades goianas.

Instituído pela Lei nº 21.073, o prêmio tem como objetivo incentivar e reconhecer as escolas com bons resultados na Avaliação Educacional do Estado de Goiás na Alfabetização (Saego-Alfa). A iniciativa celebra a efetividade do Programa AlfaMais Goiás, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, fortalecendo a parceria entre Estado e municípios. Cada escola premiada recebe R$ 80 mil.

A secretária de Educação do Estado de Goiás, Fátima Gavioli, destaca que o prêmio é resultado de um trabalho coletivo realizado em todos os municípios. “Hoje nós anunciamos as 150 melhores escolas de alfabetização de Goiás. São muitos municípios, e alguns, como Planaltina de Goiás, tiveram 12 escolas municipais premiadas. Mas também temos municípios menores, que possuem três escolas, e as três foram premiadas”, ressalta.

Aproximação
O AlfaMais Goiás é uma iniciativa do Governo do Estado que visa aproximar e estreitar a relação entre as redes públicas estadual e municipais. Atendendo aos 246 municípios goianos, o programa tem como foco principal garantir a alfabetização das crianças na idade prevista.

A secretária Gavioli frisa que, além do prêmio em investimento, que será entregue no dia 10 de junho em uma solenidade em Goiânia, o reconhecimento evidencia o poder transformador da educação. “As crianças estão aprendendo na idade certa porque o resultado depende da prova escrita e da leitura que elas realizam no AlfaMais Goiás. Mas é claro que R$ 80 mil estimula muito. O brasileiro adora uma competição, e percebo que todos estão cada vez mais querendo apresentar um bom trabalho, pois não querem perder para ninguém”, explica.

Leia Também

Um dos pontos que valorizam o Programa AlfaMais Goiás é o fato de que várias escolas que receberam apoio em 2023, por meio de ações de fomento à alfabetização, conseguiram melhorar seus resultados em 2024 e agora figuram entre as melhores do estado. Destaque para a Regional de Educação de Planaltina de Goiás, que teve 18 escolas premiadas e ficou em 1º lugar no número de premiações — dessas 18, 12 unidades pertencem ao município de Planaltina.

As Regionais de Anápolis e Inhumas ficaram em 2º lugar, com 10 premiações cada. Em seguida, vêm as regionais de Formosa, Goiás e Trindade, com 9 premiações cada. Na Regional de Trindade, das 9 escolas premiadas, 6 são do próprio município.

Apoio
A secretária Fátima Gavioli explica que, além de celebrar os bons resultados, o programa tem o caráter de apoio para melhorar todo o sistema de alfabetização de Goiás. “Sempre tem as escolas que não são bem avaliadas, e o que vai acontecer é que essas escolas serão fomentadas. Elas serão adotadas pelas escolas que alcançaram as melhores notas e o ano que vem a gente espera que essas escolas alcancem boas notas”, destaca.

A lista completa das escolas premiadas pode ser acessada no site da Secretaria de Estado da Educação: https://goias.gov.br/educacao/material-de-divulgacao/lista-premio-leia-alfamais.

Foto: Junior Guimarães


Leia mais sobre: / Educação

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares

Recomendado Para Você