Educação

Governo de Goiás investirá mais de R$ 1 milhão na realização dos Jogos Estudantis em 2026

 O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), pretende investir mais de R$ 1 milhão na realização dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás de 2026.

A boa notícia foi dada nesta segunda-feira, (02/02), pela secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, durante o lançamento dos Jogos. O evento foi realizado no Auditório Ipê, na sede da Seduc/GO, em Goiânia.

Com o tema ‘Conectados Pelo Esporte’, os Jogos Estudantis deste ano buscam reforçar a importância da atuação integrada entre escola, família, comunidade, governo, municípios e redes públicas e privadas de ensino para o fortalecimento do esporte escolar como política pública em todo o Estado.

Calendário esportivo

Durante o lançamento, foi apresentado o cronograma das competições, do regulamento geral e da definição das responsabilidades institucionais de cada etapa dos Jogos.

Leia Também

A Fase I (Interclasse), que corresponde à seletiva interna das escolas, deve ser concluída até o dia 20 de fevereiro. No dia 23 do mesmo mês começam as inscrições, que deverão ser feitas pelas unidades escolares até as 17 horas do dia 3 de março.

Para a secretária de Educação de Goiás, mais do que uma competição esportiva, os Jogos Estudantis promovem integração, intercâmbio e o desenvolvimento integral dos estudantes em todo o território goiano.

“Estamos falando aqui de uma política pública construída em rede, com a participação do Governo de Goiás, dos municípios, das escolas públicas e particulares, das 40 Coordenações Regionais de Educação e dos profissionais da educação, que atuam de forma integrada para garantir a realização do evento em todas as regiões do Estado”, destacou Fátima Gavioli.

Etapas e modalidades

Os Jogos Estudantis surgiram com a proposta de promover a integração, o intercâmbio e o desenvolvimento global dos estudantes das redes pública e privada de ensino por meio da prática esportiva escolar.

Este ano, os estudantes-atletas de 14 a 17 anos irão competir em 21 modalidades, divididas entre provas coletivas e individuais. Desse total, 17 serão olímpicas e quatro paralímpicas. A fase Regional, em maio, será realizada em cinco polos: Goianésia, Trindade, Luziânia, Jataí e Morrinhos.

Já a fase Estadual acontecerá em junho nas cidades de Goiânia e Anápolis. Ela é seletiva para as competições de nível nacional, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), e os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Confira abaixo o cronograma dos Jogos Estudantis

Fase I – Interclasse
Seletiva interna feitas pelas unidades escolares para inscrição – Até o dia 20/02

Fase II – Intermunicipal
Etapa de responsabilidade das Coordenações Regionais de Educação (CREs) – Seletiva entre os municípios jurisdicionados – Até o dia 12/04

Fase III – Regional

  • De 07 a 10/05 – Regional Norte (Goianésia)
  • De 14 a 17/05 – Regional Central (Trindade) e Regional Nordeste (Luziânia)
  • De 21 a 24/05 – Regional Sudoeste (Jataí) e Regional Sul (Morrinhos)

Fase IV – Estadual

  • De 11 a 15/06 – Goiânia
  • De 24 a 28/06 – Anápolis

Fase V – Nacional

  • De 11 a 26/09 – Jogos Escolares Brasileiros (JEBs/CBDE) – Brasília
  • De 20/10 a 04/11 – Jogos da Juventude (COB) – Foz do Iguaçu (PR)

Leia mais sobre: / Educação

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares