Educação

Governo de Goiás lança novo Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade

Governo de Goiás lança novo Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade
Governo de Goiás lança novo Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nesta terça-feira (4/11) a assinatura do novo Plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade, durante o Seminário Estadual de Educação Prisional. O documento apresenta as diretrizes, metas e estratégias para a ampliação da oferta educacional no sistema prisional goiano.

O novo plano foi construído a partir do diagnóstico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas unidades prisionais. No Brasil, há mais de 852 mil pessoas privadas de liberdade, das quais 82,24% ainda não concluíram a educação básica. Em Goiás, são 25.545 detentos.

Titular da Seduc, Fátima Gavioli destaca que esse plano representa a consolidação de um trabalho voltado a garantir oportunidades. “É um dia de alegria e histórico no estado de Goiás, esse plano mostra que educação aqui é para todos”, ressaltou. Somente no primeiro semestre de 2025, o EJA já beneficiou 4.539 reeducandos. Com o novo plano, a meta é ampliar as matrículas e fortalecer as práticas pedagógicas, em parceria com a Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP/GO).

Durante o seminário, Josimar Pires enfatizou o papel transformador da Educação no sistema penitenciário e a importância de garantir investimentos contínuos para sua efetivação. “A Educação não é gasto quando se fala de ressocialização de pessoas. São 308 metas a cumprir em três anos e por isso precisamos, cada vez mais, unir forças e trazer o diálogo, para reduzir a criminalidade na sociedade por meio da Educação”, declarou o diretor-geral da Polícia Penal.

Representante do Ministério da Educação (MEC), Mariângela Graciano, que palestrou no evento, destacou a importância de currículos alinhados à realidade dos reeducandos. “Goiás é um território promissor para a educação em prisões, devido às ações integradas, ao Plano que estão lançando e à qualidade dos profissionais”, afirmou.

Leia Também

Avanços e projetos
Entre as ações em andamento está o Plano Político-Pedagógico (PPP). Em fase inicial, o projeto já demonstra resultados positivos para o fortalecimento das modalidades de ensino. Atualmente, três unidades em Goiás estão em processo de implementação: duas em Luziânia (masculina e feminina) e uma na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia. A ação integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, iniciativa conjunta promovida pelo Ministério da Educação e do Ministério da Justiça.

Além disso, o Projeto Remição pela Leitura incentiva o hábito da leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico entre as pessoas privadas de liberdade. A cada livro lido, o reeducando produz uma resenha avaliada por uma comissão, podendo reduzir até quatro dias de pena. O programa permite a leitura de até 12 livros por ano, o que representa até 48 dias de remição, unindo educação, reflexão e oportunidade de transformação.

Já o Projeto Viola Goiana promove o uso da música como ferramenta de reintegração social e possibilita redução de pena aos participantes. A programação do seminário contou com uma apresentação cultural protagonizado por reeducandos que integram o projeto. Eles estudam no Colégio Estadual Dona Lourdes Estivallet Teixeira, que funciona dentro do Complexo Penal Daniela Cruvinel, em Aparecida de Goiânia.

As iniciativas foram apresentadas durante o encontro que reuniu mediadores da inclusão, policiais penais e autoridades da Educação e da Segurança Pública, além de representantes do Ministério Público de Goiás e Defensoria Pública.

Foto: Seduc


Leia mais sobre: / Educação

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares