Matrícula

Período de solicitação de matrículas escolares para 2026 segue aberto até 1º de dezembro

Período de solicitação de matrículas escolares para 2026 segue aberto até 1º de dezembro
Período de solicitação de matrículas escolares para 2026 segue aberto até 1º de dezembro

O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública estadual está aberto até o dia 1º de dezembro, com processo totalmente on-line. O Governo de Goiás já registrou 301 mil pedidos de vagas até o dia 19 de novembro.

Para a matrícula, estão disponíveis as seguintes modalidades de ensino: Fundamental Regular, Fundamental EJA (Educação de Jovens e Adultos), Médio Regular, Médio Profissional (com curso técnico) e Médio GoiásTec (mediado por tecnologia).

Ao realizar a solicitação, o estudante ou responsável precisa ter em mãos as seguintes informações: CPF e data de nascimento do estudante; nome completo do estudante, da mãe e do pai; sexo e cor/raça; endereço; além de três opções de escolas estaduais desejadas.

Serviço

Passo a passo para solicitar a matrícula:
1 – Acesse o site do governo
Entre no endereço {hiperlink} https://matricula.go.gov.br/ e clique no botão “Quero solicitar Matrícula”. O sistema abrirá o formulário de preenchimento.

2 – Preencha os dados do estudante e do responsável
Informe corretamente os dados pessoais e os contatos. A Secretaria da Educação poderá usar essas informações para corrigir possíveis inconsistências e enviar o comprovante de matrícula.

Leia Também

3 – Selecione os tamanhos do uniforme escolar
Após preencher os dados, o sistema solicitará os tamanhos das peças do uniforme que o estudante receberá. As peças serão produzidas exatamente conforme as informações registradas, sem possibilidade de alteração após o encerramento do período de solicitação. Consulte os tamanhos em {hiperlink} https://portaleduca.educacao.go.gov.br/uniformes.

4 – Escolha da escola e do curso
Selecione o nível de ensino (Fundamental ou Médio) e informe três opções de escolas, em ordem de prioridade:

  • 1ª opção – Alta prioridade: escola desejada;
  • 2ª opção – Prioridade média: alternativa próxima ou de fácil acesso;
  • 3ª opção – Prioridade baixa: opção reserva.
    Nesta etapa também devem ser informados: série, turno, mediação (presencial ou remoto), jornada (meio período ou integral) e modalidade de ensino.

5 – Confira o resumo da solicitação
Antes de finalizar, o sistema exibirá um resumo com todos os dados informados. Verifique se tudo está correto e clique em “Finalizar”.

6 – Finalização da solicitação
Após confirmar, aparecerá a mensagem “Solicitação finalizada com sucesso!”. Um comprovante será enviado para o e-mail cadastrado. Caso não apareça na caixa de entrada, verifique as pastas “Spam”, “Lixo eletrônico” ou “Promoções”. Na tela final é possível visualizar o comprovante ou iniciar uma nova solicitação.

Após a conclusão, o estudante maior de idade ou o responsável pelo estudante menor deve retornar ao site entre 15 e 19 de dezembro para verificar em qual escola o aluno foi alocado e comparecer à unidade para efetivar a matrícula.

Pontos de apoio
Todas as escolas estaduais funcionam como pontos de apoio para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de matrícula. Até 1º de dezembro também é o período válido para estudantes que desejam renovar a matrícula ou solicitar transferência para outra unidade escolar.

Fotos: Seduc


Leia mais sobre: / Educação

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares