Educação • atualizado em 10/01/2025 às 20:40

Programa Profissionaliza Goiás vai destinar 17 mil vagas para capacitação de estudantes

Programa Profissionaliza Goiás vai destinar 17 mil vagas para capacitação de estudantes
Programa Profissionaliza Goiás vai destinar 17 mil vagas para capacitação de estudantes

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, reforçaram o compromisso de oferecer capacitação profissional gratuita, durante a assinatura de um convênio com o Sistema S para a criação do Programa Profissionaliza Goiás, nesta terça-feira (10/01), em Goiânia. Com aporte de R$ 94,5 milhões, a iniciativa vai ofertar 17.352 vagas em 18 municípios, para cursos voltados a estudantes do Ensino Médio.

“A profissionalização é uma alternativa emergencial para os jovens, que encerram o Ensino Médio e não têm um curso ou uma faculdade, mas que precisam atender à demanda do desenvolvimento goiano em áreas como serviços, indústria e agropecuária”, destacou Caiado. “Você só gera PIB se tiver trabalhadores qualificados”, acrescentou, sobre o impacto positivo na economia.

Gracinha também reforçou a necessidade de garantir a perspectiva de empregabilidade dos jovens goianos que não ingressam no Ensino Superior. “Nós não temos como fortalecer o desenvolvimento social e econômico sem educação. Quando apenas 26% da juventude chega à faculdade, nós precisamos cuidar desses outros 74% e de onde eles estarão. É isso que faremos com esse programa”, explicou a primeira-dama do Estado.

O programa Profissionaliza Goiás será implantado em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Por meio da parceria com o Senai, serão ofertadas 12.352 vagas, distribuídas em 16 opções de cursos. Os estudantes terão aulas teóricas e práticas nas unidades do Senai e terão direito a transporte e alimentação custeados pelo Governo de Goiás.

Na parceria firmada com o Senac, os estudantes assistirão às aulas nas escolas estaduais. Serão oferecidas cinco mil vagas em 12 cursos. Representantes das entidades afirmaram que as formações serão alinhadas com o mercado. “Ttoda grande empresa quando vem se instalar quer saber da qualificação de mão de obra. Este é um começo”, projetou o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi. “Nós precisamos preparar pessoas melhores para o mundo em construção”, completou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha.

Leia Também

Ensino Médio
Em 2024, a Secretaria de Estado da Educação atendeu a 8.664 alunos nos cursos técnicos profissionalizantes ofertados em 53 municípios. Com a implantação do programa Profissionaliza Goiás, o número de vagas aumentará para cerca de 25 mil. “Estamos demonstrando o quanto a juventude é especial para nossa gestão. E vamos acompanhar, pois a evasão dos cursos profissionalizantes no Brasil é de 33%. Em outros estados, bate 25%. Mas não deixaremos esse vazio existir em Goiás”, declarou a titular da Secretaria da Educação (Seduc), Fátima Gavioli.

Fotos: Romullo Carvalho


Leia mais sobre: / Educação

Recomendado Para Você