Empresas e Negócios

Sebrae Nacional escolhe Goiás para discutir futuro dos pequenos negócios

Sebrae Nacional escolhe Goiás para discutir futuro dos pequenos negócios
Sebrae Nacional escolhe Goiás para discutir futuro dos pequenos negócios

Goiás foi o centro das atenções do empreendedorismo brasileiro nesta semana. Durante dois dias de agendas intensas, o estado recebeu conselheiros de todo o país para a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (CDN) e também para um encontro com o governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.

À frente da coordenação local dos encontros, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás e da FAEG, José Mário Schreiner, destacou o papel estratégico do estado como exemplo de atuação integrada entre instituições e governo para impulsionar o empreendedorismo, tanto nas áreas urbanas quanto no meio rural.

“A presença do Conselho Nacional do Sebrae em Goiás não apenas nos honra, mas reconhece o trabalho que temos feito para levar inovação, crédito, capacitação e oportunidades da capital às comunidades mais distantes. Goiás mostra que é possível integrar o campo e a cidade com soluções práticas e eficazes para os pequenos negócios”, destacou Schreiner.

União de forças

A reunião do CDN foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, e contou com a participação da diretoria executiva nacional, incluindo o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, além de representantes das unidades estaduais do Sebrae. Durante o encontro, foram apresentados números expressivos que reafirmam o papel do Sebrae como agente de transformação socioeconômica.

Só em Goiás, a meta é alcançar 2 milhões de atendimentos até o fim de 2026 e 1,7 milhão já foram realizados. “Isso demonstra o comprometimento do Sebrae Goiás em estar presente nos 246 municípios, oferecendo apoio técnico, consultorias e acesso facilitado ao crédito para quem empreende”, afirmou Schreiner.

Leia Também

Ainda durante o evento, foram destacadas iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino e à inovação. Entre elas, os cursos de inteligência artificial para gestores públicos e pequenas empresas, realizados em parceria com o Sebrae Goiás e o CEIA/UFG.

Encerrando a programação, os representantes do Sebrae foram recebidos pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama Gracinha Caiado no Palácio das Esmeraldas. O encontro, articulado pelo presidente José Mário Schreiner, teve como objetivo consolidar e ampliar as parcerias entre o Sebrae e o Governo de Goiás, com foco em programas que fortalecem os pequenos e médios empreendedores.

“O desenvolvimento do Estado não é nada mais do que essa integração de forças em cada um dos setores. Cada um aqui teve um tijolo importante na construção desse Estado que, modéstia a minha, eu vou dizer a vocês, nós hoje somos referência em muitas áreas em que nós atuamos como prioritárias”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

“O desenvolvimento só é possível com união de esforços. O Sebrae é um pilar fundamental do nosso trabalho social, sobretudo nas regiões mais vulneráveis”, afirmou Gracinha Caiado.

Schreiner também fez questão de reconhecer o trabalho da primeira-dama. “É uma referência hoje em todos os programas, voltando os olhos para as regiões menos favorecidas do estado, como é a região nordeste. Ela tem feito um trabalho extremamente reconhecido”, afirmou.

Além das falas institucionais, o encontro reforçou a continuidade das parcerias com o Governo de Goiás em programas como o Empreender Goiás e o Impulso GO, além de acordos de cooperação técnica com secretarias como Indústria e Comércio e a Retomada.

“Nosso desafio agora é expandir esse modelo de sucesso para todo o Brasil, mostrando que é possível fazer mais, com responsabilidade e compromisso com quem mais precisa”, concluiu José Mário.


Leia mais sobre: / / Empresas e Negócios

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares