PUBLICIDADE
Entretenimento

Parque inaugura criatório de abelhas sem ferrão, em Santo Antônio de Goiás

Os goianienses amantes da natureza ganharam mais um ponto atrativo como opção de visita. Localizado em Santo Antônio de Goiás, a 27 km da capital, o Parque Cultural Florata conta agora com o meliponário, lugar onde são criadas espécies de abelhas brasileiras indígenas sem ferrão. A entrada no local é gratuita de segunda a domingo, das 8h às 18h. 

O local proporciona novas experiências com a natureza, com o objetivo de despertar os sentidos dos visitantes, através de um jardim sensorial, onde é possível observar as abelhas coletando pólen nas flores, analisar e sentir as diferentes texturas dos insumos das colmeias, degustar os diferentes sabores dos méis, ouvir os sons das colméias e sentir o toque das abelhas na pele, enfrentando a insectofobia.

PUBLICIDADE

As abelhas do meliponário são do tipo meliponini e conhecidas por diferentes nomes como: abelhas sem ferrão, nativas, meliponíneos, silvestres ou indígenas. A técnica de cultivo veio da meliponicultura, que é a criação racional das abelhas sem ferrão. É uma atividade praticada há muito tempo pelos povos nativos da América Latina, considerada economicamente viável e ecologicamente correta.

Gisana Cristina, meliponicultora e responsável pelo meliponário, explica que a abertura da atração no parque se deu pelo objetivo de levar educação ambiental para os visitantes e preservar o meio ambiente.

PUBLICIDADE

“O projeto visa demonstrar a importância das abelhas nativas para o homem e para o equilíbrio natural dos ecossistemas brasileiros, principalmente para a preservação e conservação da biodiversidade do Cerrado. Ele também vai ajudar diretamente na recuperação da flora nativa e na preservação da reserva para gerações futuras”, destaca.

Leia Também

A especialista também acrescenta que, além da educação ambiental e a preservação do meio ambiente, o meliponário vai influenciar positivamente em outras áreas como na agrofloresta, implantada no Parque Cultural para recuperação ambiental, ao lado do Condomínio Florata.

PUBLICIDADE

“Como as abelhas são as responsáveis por polinizar 70% das culturas agrícolas, o meliponário foi instalado próximo à agrofloresta dentro do raio de alcance de voo das abelhas, de forma que o incremento nessa interação abelha-planta irá intensificar a produção e qualidade de determinados frutos cultivados na agrofloresta”, acrescenta.

Redação do Blog

Posts recentes

Lei de deputado goiano sobre economia criativa é aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou o uso de recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional…

% dias atrás

Senador goiano Vanderlan Cardoso é eleito vice-presidente da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado elegeu o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO)…

% dias atrás

Caiado defende anistia para condenados por 8 de janeiro

Em ato na em São Paulo que reuniu sete governadores e milhares de manifestantes pediram…

% dias atrás

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para…

% dias atrás

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da…

% dias atrás

FGV reconhece trabalho do Governo de Goiás na formação de professores da Rede estadual

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se na quinta-feira (03/04) com o diretor-geral da Fundação…

% dias atrás