As ilusões de óticas mostram que nossa mente tende a fazer suposições sobre o mundo e na busca de ajustar as imagens a partir de um sentido ou de informações pré-adquiridas, podemos visualizar o que não é real. O estudo das ilusões óticas traz um paradigma para nossa existência: o que pensamos que estamos vendo, muitas vezes não é: a verdade!
Para explicar como isso acontece na prática, o Museu das Ilusões, vai ser inaugurado em Goiânia, no Passeio das Águas Shopping, nesta quinta, dia 28 de março, com programação de destaque para o feriado prolongado de páscoa. Instalado em um espaço amplo, de aproximadamente 1.000 m², a exposição conta com mais de 70 atrações, reunindo um acervo único de ilusões de ótica e experiências divertidas, que irão brincar com o cérebro e com a razão.
A exposição é uma boa dica para se divertir e descontrair, seja a dois, em família, com amigos e até para escolas e estudos do meio. Até mesmo profissionais de neurociência, psicologia, arquitetura, desenho, entre outros, adoram visitar o museu e conhecer suas peças intrigantes.
Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro para ver se realmente temos certeza do que estamos vendo?! Essa é uma das sensações que o Museu das Ilusões certamente provoca nos visitantes, além de muitos risos e desafios para as nossas certezas.
Segundo Paulo Zimmermann, diretor executivo do Museu das Ilusões, a exposição interativa traz uma proposta que incentiva a cultura e a ciência pelo país, de forma lúdica e divertida, será uma grande atração em Goiânia para os próximos meses. “É uma atividade para todas as idades, que permite a interação de várias gerações, dos avôs aos netinhos, permitindo que todos se divirtam com a programação”, reforça Zimmermann.
Leia Também
Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA. Inaugurado em 2019, o Museu das Ilusões brasileiro se tornou o maior acervo do mundo em ilusão ótica, reunindo peças clássicas do universo das ilusões, conhecidas mundialmente, e outras que foram criadas para o museu por artistas brasileiros.
O Museu das Ilusões, que é itinerante, já passou por 14 cidades brasileiras: Campinas, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Balneário Camboriú, São Paulo, São Luís do Maranhão, Fortaleza, Salvador, Campo Grande, São José dos Campos, Curitiba, Rio de Janeiro, Belém e Foz do Iguaçu.
Uma das explicações de tanto sucesso, é que o museu reúne diversão e conhecimento sobre ilusões visuais, que intrigam o público e a lógica, capaz de entreter os visitantes de forma interativa. Além de espaços instagramáveis, como os painéis 3D, que permitem fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis.
A exposição é antes de tudo um passeio divertido pela ciência para brincar com a mente. A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, também curador da maior exposição científica itinerante do Brasil, a ExperCiência, e o projeto é desenvolvimento por Paulo Zimmermann, especialista em projetos de entretenimento e de ideias criativas para eventos em shoppings de todo Brasil.
Rafael Almeida, gerente de marketing do Passeio das Águas Shopping, afirma que essa é uma novidade para o shopping e para a cidade. “O Museu das Ilusões é uma oportunidade fascinante para nossos clientes explorarem as diversas opções de ilusão de ótica. É uma imersão que desafia nossas percepções e nos faz questionar a realidade. O que caminha em direção aos objetivos do Gigante de Goiás, de proporcionar momentos de entretenimento para toda a família”, relata.
Leia mais sobre: Goiânia / Entretenimento