Um ato de machismo chamou a atenção no sábado, 21 de fevereiro, após o fim da partida entre Bragantino e São Paulo. O jogador Gustavo, do time de Bragança Paulista, ao criticar a arbitragem em entrevista depois do jogo, fez uma declaração considerada deplorável.
“A Federação tem que olhar para jogos desse tamanho e não colocar mulher”, afirmou o atleta, acrescentando ainda que tinha mãe e esposa.
A fala foi duramente rebatida pela imprensa esportiva. A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu uma nota oficial comentando a entrevista do jogador do Bragantino. “Uma declaração em relação à árbitra Daiane Muniz que reflete uma visão primitiva, machista, preconceituosa e misógina, incompatível com os valores que regem a sociedade e o futebol. É absolutamente estarrecedor que um atleta, em qualquer circunstância, questione a capacidade de um árbitro com base em seu gênero”, destacou a entidade.
Ainda na noite de sábado, o jogador voltou a se pronunciar, afirmando que foi repreendido pela mãe e pela esposa. “Eu falei coisas que não deveria naquele momento para a Daniela. Fui ao vestiário dela para pedir perdão, e também à assistente. Então, estou aqui mais uma vez para pedir perdão a todas as mulheres. Quero que possam me perdoar pela minha fala. A minha esposa já me xingou, a minha mãe já me xingou, então estou aqui para pedir perdão”, disse o zagueiro.
O Red Bull Bragantino avalia qual posição irá adotar em relação à declaração do jogador. O clube já se manifestou publicamente em repúdio às falas e deve divulgar, ao longo desta semana, quais medidas serão tomadas sobre o caso.
Leia Também
A partida terminou com vitória do São Paulo por 2 a 1, resultado que garantiu a classificação da equipe para a semifinal do Campeonato Paulista. Os gols foram marcados por Lucas e Bobadilla para o São Paulo e Gustavinho para o Bragantino.
Leia mais sobre: Futebol / Esporte
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares