Equipes do Procon Goiás vão percorrer agências da Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira (4) para verificar o cumprimento de lei que determina o prazo de espera para o atendimento de 20 minutos em dias normais,e de 30 minutos em véspera e pós-feriado, em Goiânia.
Além disso, os fiscais também vão verificar o cumprimento da recomendação conjunta emitida pelo Procon Goiás, Ministério Público Federal, Ministério Público de Goiás e Defensoria Pública de Goiás que estabeleceu regras para bancos e casas lotéricas.
Entre as normas que esses estabelecimentos devem cumprir estão: a adoção de providências para impedir a aglomeração de pessoas nas agências lotéricas e bancárias; extensão de horários de funcionamento para atendimento exclusivo a pessoas do grupo de risco e organização de filas.
Agências lotéricas e bancárias também estão obrigadas a disponibilizar álcool em gel em todos os postos de atendimento, além de equipamentos de proteção individual aos colaboradores. Os estabelecimentos também devem realizar higienização constante de maçanetas, portas e materiais de uso comum.
Outras normas que serão observadas pelo Procon é o abastecimento de numerário em montante suficiente ao atendimento da população; a afixação de cartazes informativos sobre horários especiais de funcionamento e serviços presenciais prestados durante a vigência das condições especiais de atendimento. Além disso, os bancos e casos lotéricas estão obrigados a informar os clientes sobre existência de canais digitais para realização de operação bancária e estimular o uso deles.