A decisão deste sábado (27/03) do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) em recuar o escalonamento regional anunciado na última quinta-feira (28/03) rendeu elogios nas redes sociais por parte do governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) que reforçou o espírito de união para combate à pandemia. “Mostra que ele não pensa em política, pensa em salvar vidas. Parabéns. Só com união vamos vencer o coronavírus”.
Cruz decidiu seguir o decreto estadual proposto pelo democrata Ronaldo Caiado e a partir de quarta-feira (31/03) o comércio será reaberto com algumas restrições pelos próximos 14 dias. É o revezamento 14×14 estabelecido no texto estadual. “[O] Prefeito de Goiânia fez um gesto de pensar na população em 1º lugar ao buscar unidade nas ações de combate à Covid-19, seguindo o decreto estadual 14×14”, pontuou o democrata.
Caiado espera que com os devidos protocolos o comércio seja reaberto e vidas sejam preservadas. “Na quarta-feira (31/03) será a reabertura, dentro de protocolos, conforme me comprometi. Vamos cada um fazer sua parte, salvar vidas acima de tudo”, destacou nas redes sociais.
Ruídos que geram confusão
O novo decreto seria divulgado, inicialmente, nesta sexta-feira (26). Porém, Cruz recuou após uma declaração do governador Ronaldo Caiado de que não havia sido consultado pelo Paço sobre as novas regras. Os dois se reuniram na sexta, mas não houve uma definição. A medida causou confusão no setor empresarial. Os lojistas ficaram sem saber qual decreto deveriam seguir.
Leia Também
O decreto estadual, argumenta o governador, se sobrepõe aos municipais e determinaria a reabertura, por 14 dias, somente a partir da quarta-feira (31).
Já à noite, auxiliares do prefeito informaram que ele recebeu novos dados epidemiológicos da equipe técnica e faria novas reuniões para avaliar as medidas que acabou norteando a mudança nos rumos que culminaram no decreto publicado ontem (27)