A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) iniciou, nesta semana, uma operação para limpar quase 3 mil lotes baldios autuados pela Prefeitura de Goiânia. Em apenas sete dias, as equipes já concluíram a limpeza de 62 terrenos. O objetivo da ação é resolver as autuações pendentes, reduzir os riscos à saúde pública e melhorar a conservação dos espaços urbanos da capital.
Para isso, a Comurg elaborou um cronograma que prevê a realização das roçagens durante os dias úteis e a raspagem, que consiste na retirada de resíduos, aos domingos. Esse acabamento final remove resíduos de massa verde, orgânicos e demais resíduos urbanos.
Na primeira etapa, as equipes da Comurg vistoriaram 184 lotes e elaboraram um cronograma de trabalho. Essa inspeção inicial é fundamental, pois muitos terrenos podem já ter sido limpos pelos proprietários desde a autuação original. Em breve, as equipes irão revisar todos os lotes para determinar quais serviços serão necessários.
De acordo com o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, a operação é estratégica para avançar na salubridade urbana. “Nosso objetivo é garantir a manutenção dos espaços públicos e planejar cada etapa de forma eficiente para atender toda a capital”, destacou.
A Comurg destaca que a população pode colaborar denunciando lotes sujos ou abandonados pelo aplicativo Prefeitura 24h. As equipes da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) são responsáveis pela fiscalização e, caso o proprietário não providencie a limpeza do terreno dentro do prazo estabelecido, a Comurg é acionada para realizar o serviço, cobrando taxas pelos trabalhos executados.
Leia Também
Fotos: Comurg
Leia mais sobre: Goiânia
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares