Goiânia

Comurg instala quase 1,8 mil bancos de madeira em praças de Goiânia em 2025

Comurg instala quase 1,8 mil bancos de madeira em praças de Goiânia em 2025
Comurg instala quase 1,8 mil bancos de madeira em praças de Goiânia em 2025

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) instalou, apenas neste ano, cerca de 1,8 mil novos bancos de madeira em praças de diversas regiões da capital. A ação tem como objetivo renovar os espaços e proporcionar mais conforto aos frequentadores das áreas de lazer da cidade.

A produção dos bancos ocorre nas oficinas da própria Companhia, onde a madeira é beneficiada, serrada e montada em um processo artesanal. O material passa por tratamento para resistir à chuva e à umidade, garantindo maior durabilidade.

Entre os locais que receberam recentemente as novas instalações destacam-se a Praça George Washington, no Jardim Novo Mundo; a Praça Léo Lince, no Setor Oeste; a Praça Boa Ventura, no Setor Vila Nova; a Praça da Rua U-54, na Vila União; além de praças nos setores Goiânia 2, Vila Bela, Vila Aurora e Jardim Europa.

O processo de fabricação dos bancos de madeira começa com o corte e preparo da matéria-prima. Tábuas e sarrafos são cortados e lixados para compor o assento e o encosto. A madeira recebe um tratamento especial, sendo imersa em produtos que a protegem contra a umidade e pragas. Em seguida, é aplicado verniz para realçar a beleza e aumentar a resistência.

As peças de madeira tratada são montadas em uma estrutura de metal ou fixadas em concreto. O design facilita a manutenção e a substituição de partes. Ao instalar os bancos, a Comurg realiza um estudo prévio do local para garantir acessibilidade e o melhor posicionamento. Uma base de concreto é criada quando necessário. A fixação no chão é feita com parafusos de expansão para evitar furtos e vandalismo. Por fim, uma inspeção final assegura a segurança do banco, que recebe manutenção periódica para prolongar sua vida útil.

Leia Também

Fotos: Aline Cristine


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares