Cidade limpa

Comurg reforça atuação com pode de grama e arvores em fevereiro

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), executou 1,3 milhões de metros quadrados de poda de gramado entre os dias 1 e 10 de fevereiro em 93 endereços distribuídos em todas as regionais da capital. Bairros como Parque Amazônia, Setor Sul e Santa Genoveva foram alguns dos alcançados. A ação integra a força-tarefa lançada no fim de janeiro para eliminar o mato alto nos canteiros públicos, após o crescimento acelerado da vegetação provocado pelo período chuvoso.

Nesta primeira etapa, a previsão é atender toda a cidade em até 30 dias. Coordenada pela Comurg, a operação mobiliza mais de 500 trabalhadores, além de tratores, roçadeiras e equipamentos de grande porte. A previsão é de que a retirada do mato alto ocorra em intervalo quinzenal, e chegue em todas as regiões ao menos duas vezes por mês ao longo dos próximos 90 dias.

Do total executado até o momento, 887.255,08 metros quadrados foram realizados pelas equipes próprias da Comurg e 450.769,33 metros quadrados pela empresa terceirizada, que atua de forma contínua durante o período previsto, com foco especial nas regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste. Nos primeiros dias de operação, as regiões Leste e Sudoeste concentraram maior volume de atendimento.

Na Região Central, os serviços alcançaram importantes corredores viários, como as avenidas Paranaíba, Goiás e Oeste, além do trecho entre as avenidas Leste-Oeste, Anhanguera e Independência e a Avenida E com a Marginal Botafogo.

Na Região Sul, a força-tarefa contemplou a Avenida Jamel Cecílio, o Bosque Alfredo Nasser, a Quadra do Bacião, a Rua 86 e a Praça Coronel Vicente Sanches, além de áreas no Parque Amazônia.

Leia Também

Na Região Norte, as equipes atuaram na Avenida Goiás Norte, no Setor Urias Magalhães, na Avenida João Leite e em bairros como Santa Genoveva, Jardim Guanabara e Setor Jaó, incluindo a GO-010.

Na Região Leste, os trabalhos foram realizados na Rua João Alves de Queiroz, no Parque Lozandes, na Avenida Anápolis e na Praça do Avião, no Setor Aeroporto, além de áreas nos residenciais Real Conquista e Itaipu.

Já na Região Oeste, os serviços atenderam a Avenida Assis Chateaubriand, a Avenida Água Branca e diversos pontos do Setor Cidade Jardim, como as avenidas Nazareno Roriz, Armando de Godoi, Aderup, Salvador Batalha e Pio XII, além das praças Santa Rosa e Capela Milagrosa.

Na Região Noroeste, a manutenção foi executada na Avenida Leste-Oeste, nos setores São José e Industrial Mooca, na Praça Monte Cristo, na Avenida Noroeste com Avenida Contorno e no Centro de Saúde da Família São Carlos.

Na Região Sudoeste, a operação contemplou a Avenida T-9, Avenida dos Alpes, Avenida Santana e a Praça da Pedra, no Setor Grajaú, além de bairros como Setor Cristina, Novo Horizonte (avenidas César Lattes e Hermes Pontes), Residencial Santa Fé, Avenida Mangalô, Avenida Lago Azul e Avenida JC-15, no Jardim Curitiba.

A operação inclui poda de grama, roçagem mecanizada, rastelação e remoção dos resíduos nos canteiros centrais, praças, avenidas e demais áreas públicas. Os serviços acontecem nos períodos diurno e noturno e também nos finais de semana, em regime de escala dos servidores.

Fotos: Luciano Magalhães


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares