PUBLICIDADE

Exposição fotográfica com ex-obesos revela recuperação de autoestima e confiança

Marcelo Borges e Claudinei (foto divulgação)


As fotos feitas com 22 pessoas que trataram a obesidade por meio da cirurgia bariátrica e expostas no Restaurante República da Saúde, no sábado, 5. Imagens do antes e depois pretendem conscientizar doentes sobre a importância de se tratar.


“Eu odiava situações como essa, de fazer fotos. Sempre me achava horrorosa”. Essa foi a primeira lembrança da Leidiane Pereira, de 29 anos, ao passar por uma sessão de fotos, em um estúdio. Leidiane, até quatro meses atrás pesava 89 quilos, 25 a mais que hoje.

PUBLICIDADE

“Tinha problema no intestino, hipotiroidismo e  diabetes. Além dos problemas emocionais que a obesidade me trazia”, afirma Leidiane, que agora sorri para a câmera e até compartilha várias fotos com o marido que mora em Londres.

As frases ditas por Leidiane foram comuns durante o dia de ensaios fotográficos feitos por Pedro DeSouza. O fotógrafo preparou cerca de vinte ensaios que serão apresentados nesse sábado  na República da Saúde, a partir  das 16 horas. 

PUBLICIDADE

A exposição “Renascer Histórias de Superação”, tem o objetivo de mostrar a pessoas com obesidade mórbida, que existe tratamento e cura. “Todos os modelos passaram por cirurgia metabólica, a bariátrica. Eu também fiz e fiquei tão realizado que decidi oferecer meu trabalho para outras pessoas se verem bem, como me vejo”, explica o fotógrafo.

Leia Também

Os pacientes foram convidados a pousarem para as lentes de Pedro, vestindo camisetas brancas e calças jeans. São homens e mulheres de várias idades, inclusive casais como o Marcelo José Borges de 43 anos e a Claudinei Ribeiro de 40. Eles são casados a 21 anos e tiveram três filhos.

PUBLICIDADE

Durante esse tempo, os dois se tornaram obesos. Claudinei foi a primeira a tomar a decisão de fazer a cirurgia metabólica. “Cheguei a pesar 100 quilos, mesmo sendo baixinha. Hoje, dois anos depois, estou com 66”, diz a técnica em enfermagem.

Vendo como a mulher estava bem, Marcelo se encheu de coragem e também procurou fazer o procedimento. “Olhei para ela e enxerguei aquela moça de 20 anos atrás. Que se amava, cheia de confiança. Hoje temos uma  outra vida e estou muito feliz em fazer essas fotos com ela e contar nossa história”, diz o técnico em telecomunicações.

O casal foi operado pelo especialista em cirurgia bariátrica e metabólica  Maxley  Alves. Segundo o médico, com métodos avançados e com os devidos cuidados, os pacientes retomam a vida com pouco tempo de recuperação. E a mudança na autoestima surge mais rápido ainda.

“A gente começa a perceber a melhoria nos retornos aqui no consultório. As mulheres passam a usar roupas mais alegres, se produzem com maquiagem. Algo que reflete no sorriso. Todos relatam a alegria em encontrar roupas que sirvam com mais facilidade. Isso é muito bom, porque faz com que a recuperação seja ainda mais tranquila e cuidadosa”, afirma doutor Maxley.

Os benefícios da autoestima são confirmadas pela psicóloga Maris Eliana Dietz. “Trata-se de um julgamento, apreciação que cada um faz de si mesmo. E isso de forma elevada traz segurança para conviver, ser, fazer em diversas situações da vida.

A pessoa consegue se conectar com outras de maneira mais fácil, conquistar espaço, ir além”, explica a psicóloga. E todas essas características são apresentadas pelos pacientes fotografados que perderam muito peso e enterraram de vez vários problemas de saúde.

Os modelos marcam presença no lançamento da exposição, que será gratuita, mostrando fotos do antes e depois e relatando como a vida melhorou depois da cirurgia.

Fotógrafo e ex-obeso

Pedro De Souza, 45 anos, diz-se apaixonado pela fotografia desde criança. Se profissionalizou em fotografia há 25 anos. Após 15 anos de tentativas para o controle da obesidade e com várias comorbidades  associadas  à doença como esteatose hepática grau 3, pré diabetes, hipertensão, apneia do sono, dentre outras, se submeteu a cirurgia metabólica para o tratamento e controle da obesidade em março de 2017 com 159 Kg. Atualmente pesa 88 kgs e alimenta com saúde e tem uma vida normal e sem restrições.

Categorias: Goiânia Saúde
Altair Tavares: