O prefeito Rogério impulsionou o setor de eventos em Goiás com redução do ISS de 5% para 2%, a partir da aprovação do novo Código Tributário Municipal, que passou a vigorar em janeiro de 2022. A redução do imposto abarcou ainda empresas-chave do segmento, como os negócios de turismo, tecnologia e hotelaria.
Após a redução de 60% no imposto, o setor consolidou sua retomada em 2022, com avanço em Goiás de 13,8%, desempenho que superou a média nacional de 8,3%, conforme levantamento do Radar Econômico do Setor de Eventos no Brasil, da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape).
A retomada, que já se reflete nos números, também se traduziu em mais contratações. De acordo com dados da Abrape, o setor de eventos no Brasil registrou um aumento de 42,3% nas contratações no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também apontou aumento significativo na demanda e na rentabilidade do setor de eventos no Brasil em 2023, com Goiânia se destacando como uma das cidades que mais cresceram no segmento devido à sua infraestrutura robusta e localização estratégica.
“O setor de eventos sempre foi parte importante de Goiânia, que tem o sertanejo, o rock e uma variedade de manifestações culturais no calendário. Desde o início da gestão, dei atenção especial a essa área, sabendo como ela é importante para a cidade e para a nossa economia. Vamos continuar trabalhando para que mais eventos aconteçam por aqui, fortalecendo ainda mais nossa capital”, afirma o prefeito Rogério.
Leia Também
Para este ano, a previsão para o setor de eventos é otimista, com expectativas de crescimento ainda maior do que o registrado em 2023. Em entrevista ao site Empreender em Goiás em dezembro de 2023, Fernanda Cury, vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil) e presidente do Goiânia Convention Bureau, afirmou que “empresas, entidades e associações estão se programando para promover eventos com muito mais tecnologia, informação e disseminação de conteúdo”, mencionando um ano de expansão.
O otimismo foi compartilhado por Ricardo Souza, assessor e cerimonialista, que apontou o aumento significativo na quantidade e na dimensão dos eventos realizados em 2023, reforçando o papel da tecnologia na organização e gestão dessas atividades. Ambos projetavam 2024 como um período de consolidação e indicavam oportunidades para investimentos, como na maior oferta a espaços para eventos menores, tendência do mercado que já é realidade em Goiânia.
Ao longo da gestão, o prefeito Rogério participou de feiras e festivais nacionais para divulgar Goiânia como destino turístico e como palco para realização de eventos. Em dezembro de 2022, divulgou a capital no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), um dos eventos de turismo mais importantes do Brasil e da América Latina.