Dentre as ações está retirá-los das faixas exclusivas para ônibus, já que dificilmente podem ser vistos devido ao ponto cego dos veículos de grande porte, evitando, assim, acidentes, muitos deles fatais
A Prefeitura de Goiânia tem implantado programas e ações para melhorar a segurança dos motociclistas nas vias da capital, já que eles são um grupo mais vulnerável a acidentes. Em setembro de 2023, foi lançada a campanha “Cuidado, Campo Cego! O(a) motorista pode não estar vendo você”, com o intuito de aumentar a conscientização sobre os pontos cegos dos veículos de grande porte e a importância de os veículos pequenos e pedestres estarem sempre visível para os motoristas.
Os pontos cegos dificultam para os motoristas verem os motociclistas, que podem desaparecer rapidamente da visão, o que aumenta o risco de colisões durante os percursos. Além disso, as motocicletas, por seu tamanho reduzido, têm a capacidade de trafegar ao lado dos ônibus, elevando o risco de atropelamento. Os dados mostram um aumento preocupante nos acidentes envolvendo motociclistas, principalmente devido aos pontos cegos dos ônibus.
Dentre os motivos para a Prefeitura de Goiânia implantar corredores exclusivos para ônibus, foi, sobretudo, para separar veículos de diferentes tamanhos e reduzir as chances de acidentes entre ônibus e motocicletas, já que quando motociclistas e pedestres compartilham com os ônibus a mesma rota de colisão, o risco de acidentes fatais aumenta consideravelmente.
A campanha educativa “Cuidado, Campo Cego! O(a) motorista pode não estar vendo você” teve como objetivo alertar os motociclistas sobre a importância de estar visível e também orientar os motoristas de ônibus a prestarem atenção especial aos pontos cegos. A identificação e conscientização sobre esses pontos são importantes para evitar acidentes e garantir a segurança dos motociclistas.
Leia Também
A Prefeitura realiza constantemente campanhas em empresas, escolas e vias públicas para melhorar a segurança dos motociclistas e reduzir o número de acidentes. O objetivo é criar um ambiente de trânsito mais seguro para todos os usuários, com foco especial nas necessidades e desafios enfrentados pelos motociclistas.
Campo cego
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), realizou, em junho, na sede da Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), treinamento de direção defensiva para cerca de 200 condutores do transporte coletivo urbano da capital. O principal ponto abordado com os motoristas foi o ponto cego dos veículos de grande porte em relação aos menores, como carros de passeio, motocicletas, bicicletas e pedestres.
Para demonstrar a realidade das vias, 15 pessoas foram posicionadas ao lado do ônibus e não foram visualizadas pelo motorista que participou da demonstração. Além das pessoas, um veículo Fiat Mobi também foi posicionado ao lado do ônibus e o resultado foi praticamente o mesmo.