Goiás Social • atualizado em 04/02/2026 às 14:05

Goiânia amplia frota da assistência social para atendimento à população vulnerável

Veículos entregues pelo Governo de Goiás terão capacidade para transportar até 15 passageiros e auxiliará no trabalho diário das equipes dos Cras e Creas da capital
Foto: Gabriel Antonelly
Foto: Gabriel Antonelly

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) recebeu, na manhã desta quarta-feira (4/2), uma aliada para o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social. Uma van, com ar-condicionado e capacidade para transportar até 15 passageiros, foi entregue pelo Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Social, e integra um pacote de 246 veículos, que serão distribuídos a todos os municípios do estado.

O investimento total é de R$ 69,8 milhões. Em Goiânia, o veículo será utilizado no apoio às atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Entre as principais funções estão o transporte de equipes para ações de busca ativa de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, visitas domiciliares e apoio logístico a diferentes demandas da assistência social. A van também poderá ser utilizada para o transporte de familiares em visitas a jovens do sistema socioeducativo.

Durante a cerimônia de entrega, a vice-prefeita, coronel Cláudia Lira, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “Essa parceria do Estado de Goiás com a Prefeitura de Goiânia representa um incremento para as diversas ações sociais que já vêm sendo intensificadas. Com a nova van, vamos melhorar cada vez mais o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, às famílias e às pessoas em situação de rua. É o prefeito Sandro Mabel enviando esforços para que tenhamos uma Goiânia cada vez mais humana”, frisou.

Já a secretária municipal Erizânia Freitas, ressaltou a importância do novo equipamento para a ampliação dos atendimentos. “É mais uma ferramenta para que a gente possa avançar ainda mais nas políticas sociais aqui na capital. Ela possibilitará que as equipes do Cadastro Único realizem visitas domiciliares a pessoas idosas beneficiárias do BPC, pessoas com deficiência e tantas outras famílias que precisam atualizar seus dados. E com o apoio do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e do prefeito Sandro Mabel, quem ganha é a população”, concluiu.

A primeira-dama do Estado e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, enfatizou o alcance do programa. “Hoje estamos fazendo a transformação real da assistência social em Goiás. São 246 vans para todos os municípios, porque quando falamos em pobreza e vulnerabilidade, não perguntamos quem votou. A gente ajuda todos. A assistência social precisa de estrutura, e é isso que estamos entregando”, afirmou.

Leia Também

O vice-governador Daniel Vilela classificou a iniciativa como parte da maior rede de proteção social do Brasil. “É mais um benefício para todos os municípios, mostrando que nossas ações são voltadas para atender quem mais precisa, independentemente de questões partidárias. O investimento em assistência social diminui o impacto em áreas como segurança pública, saúde e educação. Goiás hoje é referência e trabalha para ter a melhor e mais bem assistida rede de proteção social do país”, destacou.


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares