andar

Goiânia pode proibir uso de andados infantil e Cmeis e creches

Um projeto que foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia proíbe o uso de andadores infantis em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), em creches e em escolas.

A propositura é de autoria do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos).O texto permite o uso apenas de andadores com funções assistivas e de reabilitação, indicados por profissionais de saúde.

O texto que vai ser analisado no plenário da câmara pelos vereadores destaca as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, que já recomendou o não uso do equipamento.

A proposta aponta desvantagens do uso de andadores por crianças com mais quedas do que o normal; prejuízo ao exercício, com menor gasto de energia; o bebê aprende a caminhar com postura incorreta; a criança tem comprometimento do processo natural da marcha e atrasa o desenvolvimento psicomotor.

Na justificativa do projeto foi apresentado também que as estatísticas de acidentes graves envolvendo bebês fundamentam o combate ao uso de andadores infantis. Segundo pediatras, o uso de andadores retarda o tempo para o bebê ficar de pé e para caminhar sem apoio.

Leia Também

Leia mais sobre: / / / / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares