Sob liderança do prefeito Sandro Mabel, Goiânia voltou a ocupar posição de destaque no cenário nacional e internacional ao ser premiada em iniciativas que reconhecem boas práticas de gestão, inovação e sustentabilidade. As conquistas colocam a capital entre as cidades brasileiras que são exemplo em políticas públicas voltadas ao transporte público, meio ambiente e gestão inteligente. “Esses prêmios mostram que, mesmo diante de grandes desafios, estamos no caminho certo”, afirma o prefeito Sandro Mabel.
Entre os reconhecimentos, destaca-se o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Cidade Inteligente, da Prefeitura de Goiânia, que conquistou o 3º lugar na 9ª edição do Prêmio UNECE PPP e Infraestrutura 2025, promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). A premiação reconhece projetos inovadores e sustentáveis de PPPs que fortalecem o desenvolvimento urbano e contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Goiânia foi a única cidade brasileira entre os 62 projetos finalistas de todo o mundo, com destaque para a integração de iluminação pública, telecomunicações e geração de energia solar.
A capital também foi destaque no principal evento de cidades inteligentes da América Latina, o Cidade CSC 2025, realizado em São Paulo. No evento, a gestão Mabel conquistou o 1º lugar no Prêmio Banco do Brasil Gestão Inteligente da Região Centro-Oeste, o 2º lugar no Ranking Connected Smart Cities e o Selo Connected Smart Cities – Nível Ouro. A tecnologia da metronização implantada no transporte coletivo também garantiu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. A iniciativa que reduziu em 30% o tempo de deslocamento dos ônibus chamou a atenção por ser inédita no Brasil.
No mês de setembro, a capital recebeu o título internacional “Tree Cities of the World” — Cidades Árvores do Mundo —, concedido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em parceria com a Arbor Day Foundation. A certificação reconhece municípios que adotam práticas exemplares de manejo e preservação de áreas verdes. Goiânia se destacou por oferecer 94 metros quadrados de área verde por habitante, quase oito vezes mais que o índice recomendado pela ONU. O reconhecimento reforça a vocação de Goiânia como uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida. Com o título, a capital passa a integrar um grupo global de destaque pelo manejo responsável de árvores e áreas verdes.
Goiânia também foi premiada em duas categorias no Band Cidades Excelentes 2025, destacando-se nos índices de sustentabilidade, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana, além de desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. O levantamento utiliza a plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila), ferramenta que mede indicadores de desempenho e eficiência administrativa. A análise considera seis pilares: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Leia Também
Fotos: Alex Malheiros
Leia mais sobre: Goiânia / Governo de Goiás / Goiânia
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares