Negócios • atualizado em 17/10/2023 às 12:23

Goiânia sedia quatro eventos de empreendedorismo nesta semana

Três são realizados no Centro de Convenções de Goiânia e, o quarto, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira
A programação conta com a Feira do Empreendedor, do Sebrae, uma das maiores e mais tradicionais voltada ao empreendedorismo (Foto: reprodução)
A programação conta com a Feira do Empreendedor, do Sebrae, uma das maiores e mais tradicionais voltada ao empreendedorismo (Foto: reprodução)

A partir desta terça-feira (17) Goiânia sedia quatro eventos de empreendedorismo e serão realizados até a próxima quinta-feira (19). São eles a Feira do Empreendedor, a 1ª Expo Fecomércio, a 16ª Feira do Imóvel e a 7ª rodada de negócios do programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), com 31 empresas do setor de cosméticos. As três primeiras são realizadas no Centro de Convenções de Goiânia e, a quarta, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Sobre a Feira do Empreendedor, criada em 1992 no Recife, e que posteriormente foi adotada pelo Sistema Sebrae, começou a ter edições regulares em todo o país a partir de 1996, e o Sebrae Goiás esteve presente desde essa primeira feira.

Em 2014, Goiás venceu a premiação por realizar a melhor Feira do Empreendedor do circuito do Sebrae Nacional, e nos últimos anos, houve alguns detalhes marcantes: por conta da pandemia da covid-19, o evento foi realizado de forma on-line no ano de 2021, mas voltou com força em 2022, de modo presencial, e o Sebrae Goiás realizou oito edições simultâneas nas cidades onde mantém seus Escritórios Regionais.

E, agora, em 2023, a partir de amanhã (17), a instituição promoverá sua maior Feira do Empreendedor, que acontecerá em dez diferentes cidades, entre capital, Região Metropolitana e interior.
Neste ano, os municípios que receberão atividades serão:

• Anápolis (Regional Centro-Leste), de 24 a 27/20, no Centro de Convenções
• Anicuns (Regional Oeste), de 17 a 20/10, Palestra Magna na Assembleia de Deus e atividades na Sala do Empreendedor
• Ceres (Regional Norte), dias 17 e 18/10, no Centro Cultural
• Goiânia (Regional Central) de 17 a 19/10, no Centro de Convenções
• Itumbiara (Regional Sul0, dias 18 e 19/10, na Ulbra
• Ipameri (Regional Sul), dias 24 e 25/10, na ACCIPA
• Jataí (Regional Sudoeste), de 19 a 22/10, na Feira Coberta
• Jussara (Regional Oeste), de 17 a 20/10, Palestra Magna no Salão da Maçonaria e atividades na Prefeitura Municipal
• Santo Antônio do Descoberto (Regional Entorno do DF/Nordeste), de 18 a 20/10, na Escola do Futuro
• Senador Canedo (Região Metropolitana), dias 20 e 21/10, na Praça Criativa

Leia Também

A Feira é realizada em outubro porque este é considerado o Mês da Micro e Pequena Empresa (MPE), e o evento é um dos maiores do país voltados ao empreendedorismo. “Fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios, estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos, networking e capacitações para quem já tem ou pretende abrir o seu próprio negócio, são alguns objetivos do evento”, afirma o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

A programação é sempre diversificada, com atendimento presencial com consultores, oficinas, exposição de artesanatos, shows e apresentação das peças teatrais “A Loja – Atendimento é Tudo” em Senador Canedo e “A Loja III – Um Show de Atendimento” em Santo Antônio do Descoberto.

As palestras no interior serão ministradas por renomados esportistas como o medalhista olímpico César Cielo, com o tema “101% em Busca do Excepcional” (Anicuns, Itumbiara e Jussara); o ex-jogador da Seleção Brasileira de Voleibol e também medalhista olímpico Dante Amaral, com o tema “Liderança que Joga” (Ceres); Marcelo Marrom, músico, ator e humorista, com o tema “Não Durma Antes de Sonhar” (Ipameri, Santo Antônio do Descoberto); e Bruno Romano, especialista em palestra corporativa, com o tema “Comédia Corporativa” (Anápolis).

A gerente da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional (UADR) do Sebrae, Camila Moreira, ressalta que a Feira do Empreendedor é o maior evento de estímulo ao empreendedorismo do Brasil e acontece de forma on-line nacionalmente e de forma presencial nos estados. “Durante a programação, o evento promove exposição e conhecimento com muita informação, inspiração, ideias e oportunidades de negócios e de aperfeiçoamento de habilidades empreendedoras”, explica.

“Novamente a Feira do Empreendedor vai ser itinerante, totalizando dez eventos distribuídos na capital e no interior. Nossa equipe estará pronta para o pleno atendimento aos empresários e empreendedores”, diz o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia.

Em Goiânia, a novidade é que a Feira do Empreendedor do Sebrae Goiás acontece pela primeira vez simultaneamente com a 1ª Expo Fecomércio, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás, no Centro de Convenções. E o 16º Feirão do Imóvel, evento tradicional promovido pelo Secovi-GO (Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias do Estado de Goiás) também acontece no mesmo período.

A palestra magna de abertura do evento, com o tema “Não Mexa – A Faculdade do Poderosíssimo Ninja”, será no dia 17/10, às 20h, com Douglas Viegas, conhecido como Ninja, ex-jogador de basquete e influenciador digital. Também haverá palestra no dia 18/10 com Tiago Brunet, às 20h, e no dia 19/10, às 20h, o show do cantor e compositor Toni Garrido vai marcar o encerramento dos três dias de atividades.
“Estrategicamente, com a união de esforços, amplificamos o trabalho do Sebrae, Sistema Fecomércio e Secovi, alcançando empresas e empreendedores da capital e Região Metropolitana”, analisa o Diretor Técnico do Sebrae, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra.

Palestras como “Tendência para Visual Merchandising”, “Transformação Digital para Comércio e Serviços”, “Tendência para Vender na Internet” e “A Importância do Planejamento e Gestão de Mídias Digitais” são alguns destaques na programação da feira na capital. No espaço do Sebrae haverá um ambiente onde vão acontecer as rodadas de negócios, encontros empresariais, atendimento por IA (inteligência artificial); Sebraetec; “Avalie seu Instagram”; meetings do programa ALI, sendo um para cada modalidade do programa: produtividade, moda e transformação digital; e atendimento por consultores nas áreas de marketing, finanças e planejamento. As feiras contam também com espaço gourmet e praça de alimentação.

A Feira também será uma oportunidade para empreendedores fazerem cursos e oficinas e assistirem a uma palestra e a um seminário. O Sebrae vai oferecer, em sua sede, em Goiânia (Avenida T-3, 1000, Setor Bueno), cursos como de planejamento estratégico e gestão de pequenos negócios; oficinas de plano de negócios e fluxo de caixa e capital de giro; seminário sobre tributação de pequenos negócios; e palestra sobre boas razões para investir em marketing digital.


Leia mais sobre: Goiânia

Recomendado Para Você