Goiânia

Goiânia terá politica voltada para população em situação de rua

Prefeito de Goiânia anuncia meta de zerar população em situação de rua até o final do ano; Câmara derruba veto a política municipal sobre o tema
Prefeito de Goiânia anuncia meta de zerar população em situação de rua até o final do ano; Câmara derruba veto a política municipal sobre o tema

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nas redes sociais, no mês de março, que pretende erradicar a presença de pessoas em situação de rua na capital até o fim de 2025. Em vídeo gravado no Ginásio de Campinas, Mabel afirmou que o objetivo é garantir dignidade a essas pessoas.

“Nós não podemos entender que os irmãos nossos que são moradores de rua, por uma fatalidade ou outra, fiquem morando nessas condições. Nós temos que tirar esse pessoal da rua”, declarou.

Segundo o prefeito, a prefeitura irá buscar apoio de diversos órgãos para implementar ações que viabilizem a retirada das pessoas em situação de rua das vias públicas, com foco em cuidado e reintegração social.

Apesar da proposta do Executivo, a Câmara Municipal de Goiânia demonstrou um posicionamento diferente nesta semana ao derrubar o veto do prefeito a um projeto de lei que cria a Política Municipal para a População em Situação de Rua. A proposta, de autoria do vereador Igor Franco, segue agora para promulgação.

O texto da nova lei estabelece que a população em situação de rua tem direito ao usufruto e permanência na cidade, bem como à posse de pertences essenciais à sobrevivência — como cobertores, roupas, alimentos e medicamentos. Além disso, o projeto reforça que cabe ao poder público municipal e à sociedade civil garantir o acesso desse grupo a direitos fundamentais, como saúde, educação, cultura, trabalho, cidadania e liberdade.

Leia Também

Ao defender a proposta, o vereador Igor Franco destacou a necessidade de proteger essas pessoas contra a violência “Em Goiânia, assim como no resto do país, não tem sido diferente: a violência contra essas pessoas é recorrente e preocupante no dia a dia”, afirmou.


Leia mais sobre: / Goiânia

Recomendado Para Você