Os vereadores de Goiânia derrubaram o veto do prefeito Rogério Cruz e definiram que a campanha será realizada, anualmente, na primeira semana de outubro – com início no dia 1º (Dia Internacional do Idoso). Segundo o autor da proposta vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) “As ações podem ser desenvolvidas durante todos os meses, voltadas para idosos e para população em geral”.
A campanha municipal terá que ser de orientação, educação e conscientização sobre fraudes e golpes na internet e em comércio eletrônico. Os idosos são os principais alvos desse tipo de crime.
Segundo o estudo da pesquisadora Mariely Ribeiro Barbosa a pandemia trouxe o aumento dos números de idosos conectados na rede mundial de computadores. Ela destaca que uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que houve um crescimento entre os brasileiros com mais de 60 anos que acessam a internet. O aumento foi de 68% em 2018 para 97% em 2021.
A pesquisadora no seu trabalho publicado pelo PUC Goiás, ressalta ainda que o estado, a sociedade e a família, têm um papel importante para coibir que idosos não sejam vítimas de crimes cibernéticos, já que em grande parcela, são pessoas de poucos conhecimentos no mundo digital, razão pela qual se torna imprescindível estar alerta ao avanço tecnológico.
Com a derrubada do veto agora a Câmara de Vereadores da cidade irá promulgar a nova lei.