A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), reforçou a fiscalização para coibir o uso indevido de ciclofaixas e ciclovias na cidade. A medida tem como objetivo garantir a segurança dos ciclistas, tendo em vista elevado registro de infrações registradas nesses espaços. Nos dois primeiros meses de 2025, foram 952 infrações dessa natureza, sendo a maioria delas por estacionamento irregular sobre as sinalizações.
Isso representa um aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 669 infrações. No ano passado foram aplicadas 4.747 autuações. Para tentar reverter esses números, a presença dos agentes de trânsito tem sido constante, principalmente aos fins de semana, quando há mais ciclistas circulando.
[ads local="intext-b"]“A fiscalização tem um papel essencial na preservação da segurança viária. Nosso compromisso não é apenas aplicar penalidades, mas conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar esses espaços, garantindo um trânsito mais seguro e harmonioso para todos”, destaca o diretor de trânsito da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Luís Tiago Santos.
Infrações
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Estacionar ou parar em ciclofaixas pode forçar os ciclistas a desviarem para a faixa de rolamento, aumentando o risco de acidentes. A atitude é considerada infração grave, com multa de R$ 195,23. Transitar com veículo sobre as ciclovias, por sua vez, é considerado infração gravíssima com multa de R$ 880,41.
[ads local="intext-c"]Malha cicloviária
Goiânia conta com 134, 81 km de malha cicloviária. Desse total, 61,88 km são de ciclovias permanentes, 16,13 km de ciclofaixas, 40,72 km de ciclorrotas e 16,08 km de faixas temporárias, que funcionam aos domingos e feriados.
Elas têm diferença conforme a sua delimitação. Ciclovia é completamente isolada do tráfego de veículos com separação física. Um bom exemplo é na Avenida T-63. A ciclofaixa está no pavimento da via e está separada por pintura ou obstáculos, sem isolamento total. A ciclorrota não possui uma separação física, apenas sinalização vertical e horizontal. Nela, bicicletas e veículos compartilham o mesmo espaço, mas os ciclistas têm prioridade.
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Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares