Goiânia • atualizado em 25/01/2025 às 11:02

Mabel anuncia metronização do sistema BRT, durante entrega da reforma do Terminal Novo Mundo

Mabel anuncia metronização do sistema BRT, durante entrega da reforma do Terminal Novo Mundo
Mabel anuncia metronização do sistema BRT, durante entrega da reforma do Terminal Novo Mundo

Prefeito afirma que o sistema, que começará a ser implantado a partir de março, visa dar prioridade ao transporte coletivo na mobilidade urbana, com paradas apenas nas estações, similar aos sistemas férreos, dando mais fluidez ao trânsito, reduzindo o tempo das viagens e proporcionando conforto e comodidade aos usuários

O prefeito Sandro Mabel anunciou nesta sexta-feira (25/1), durante a entrega da reforma do Terminal Novo Mundo, a metronização do sistema BRT, que prioriza a operacionalização do modal, com paradas apenas nas estações, de modo similar ao metrô. A medida reduz o tempo das viagens, proporciona mais segurança e fluidez ao trânsito, e garante comodidade e conforto aos usuários.

Mabel apresentou a inovação ao governador Ronaldo Caiado, durante a entrega da reforma do terminal, que faz parte de uma estratégia que visa melhorar e qualificar o serviço oferecido à população, com eficiência, agilidade e bem-estar dos usuários. “Com a metronização, os ônibus do BRT saem das estações e não param em nenhum entroncamento, com a utilização de um sistema semafórico moderno. Com isso, vamos aumentar a velocidade, de 15 quilômetros por hora, para 21 quilômetros por hora”, destacou o prefeito.

Como parte do processo de modernização dos modais do transporte público da capital, Mabel anunciou a implantação de semáforos inteligentes nas vias principais de Goiânia, e disse que até o primeiro semestre de 2026, o sistema abrangerá toda a cidade. “A partir de março, a gente já começa a metronização do sistema”, anunciou.

Em seu discurso durante o evento, Mabel destacou a parceria com o Governo de Goiás e com os demais prefeitos da região metropolitana, para a melhoria do transporte coletivo urbano. “A partir da primeira semana de fevereiro vamos desobstruir todos os grandes eixo, a começar pelas Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Avenida Mutirão”, relacionou

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Para o prefeito, o maior problema do trânsito de Goiânia é a falta de sincronização de semáforos, mas que a sua gestão já está investindo nessa área. “Agora, com a metronização, vamos priorizar o transporte coletivo, dando maior fluidez ao trânsito. Dentro de um ano teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, destacou.

O sistema BRT, em funcionamento, em Goiânia, não tem fluidez, não prioriza os semáforos, que são fatores que causam atrasos nas viagens e tempo perdido para quem usa o transporte público, como mostra filmete produzido pela prefeitura.

Com a introdução da metronização, haverá detecção do veículo BRT por meio de uma Tag (chip que emite sinais de radiofrequência); sensores inteligentes do controlador; abertura de semáforos inteligentes; e tempos de espera zerados. Com isso, a velocidade média ficará acima de 21 km/h, e ganhos de, no mínimo, 30% de tempo.

Titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu explicou que a metronização do sistema BRT prioriza um sistema de semáforos integrados e inteligentes, para que os ônibus parem apenas nas estações, dando mais fluidez ao trânsito. “É uma marco para a cidade, por se tratar de um sistema similar ao metrô, ou seja, quando o ônibus chegar em cruzamentos com semáforos, ele terá prioridade. Vai parar apenas nas estações. Estamos estimando em 30% de redução do tempo de viagem. Isso é tecnologia, é inovação, é entrega de dignidade e qualidade do nosso transporte coletivo”, afirma.

Parceria com prefeituras
Ao falar sobre a entrega da reforma do Terminal Novo Mundo, o governador Ronaldo Caiado disse se tratar de um momento importante para a cidade, na sua gestão. “Quando assumimos a gestão, em 2019, esses terminais estavam todos destruídos. Esses ambientes não tinham a mínima condição para as pessoas usarem o sistema de transporte, como ter acesso a banheiros, lanchonetes, além da falta de segurança. Desde então, iniciamos uma luta, recuperando o Estado de Goiás. Vejam bem a transformação que fizemos. Em parceria com os prefeitos, temos um preço da passagem de 4,30, desde 2019”, pontuou.

Segundo o governador, a manutenção do preço da passagem de ônibus, em seis anos, só acontece em Goiânia e região metropolitana. “Não tem nenhum estado do país e nem capitais que não tenham feito aumento da tarifa, durante os últimos seis anos. Considerando a inflação, a crise em saúde pública durante a Covid-19 e todas as dificuldades que tivemos, nós mantivemos o preço da passagem nesse valor”, disse.

Caiado atribuiu a manutenção do valor do preço da passagem às parcerias com prefeituras da região metropolitana, explicando que o Governo e a Prefeitura de Goiânia arcam com 82% do valor das despesas, e que os outros 18% são divididos entre Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira. “Isso mostra que quando se governa com parceria, o resultado vem, como a nova frota de veículos que estamos entregando, de quatro em quatro meses, que considero uma revolução que beneficia os usuários de Goiânia e de toda a região metropolitana”, afirmou.

Em relação às melhorias no novo terminal, Caiado citou a acessibilidade, sistema tecnológico, painel de informação, com horário de chegadas e partidas dos ônibus, construção de banheiros, 84 boxes para comercialização de produtos, lanchonetes que seguem as normas sanitárias, instalação de um batalhão da Polícia Militar para segurança dos usuários.

De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o Governo de Goiás e as prefeituras mostram que as reformas de terminais não são apenas um desenho de um projeto no papel. “Estamos entregando um terminal por onde trafegam 40 mil pessoas por dia, que transporta meio milhão de pessoas por mês. Mostra a importância da parceria entre poderes estadual, municipais e Legislativos municipal e estadual. Essa integração viabiliza empreendimentos tão importantes como esse, do Terminal Novo Mundo”, pontuou.

O vice-governador Daniel Vilela destacou os avanços na área do transporte público, com a modernização do sistema e aquisição de novos veículos. Referindo-se a Sandro Mabel e a Leandro Vilela, afirmou que Goiânia e Aparecida de Goiânia “agora têm gerência, têm prefeitos competentes, trabalhadores, que dão solução aos problemas para beneficiar a população”.

Daniel disse reconhecer o trabalho de Mabel, desenvolvido logo nos primeiros dias de sua gestão. “Sandro Mabel entrou na prefeitura, e em poucos dias deu soluções aos problemas do trânsito, melhorando a fluidez em ruas e avenidas. Adotou a conversão à direta, retirou semáforos inoperantes e concedeu permissão a motociclistas nas faixas exclusivas de ônibus. Além disso, já está limpando a sujeira da cidade”.

“Quando se tem vontade e disposição, tudo é possível e tem jeito sim. Sandro assumiu a prefeitura e, em poucos dias, já mostrou a que veio, limpando a cidade, tapando buracos e cobrando de seus colaboradores. Vocês já viram o ritmo do nosso prefeito Mabel, que é o mesmo do governador, e também de Leandro Vilela, em Aparecida”, ressaltou o vice-governador.

Fotos: Alex Malheiros


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