Goiânia

Mabel apresenta programa Nova Mobilidade como modelo de modernização do transporte coletivo

Mabel apresenta programa Nova Mobilidade como modelo de modernização do transporte coletivo
Mabel apresenta programa Nova Mobilidade como modelo de modernização do transporte coletivo

O prefeito Sandro Mabel apresentou o programa Nova Mobilidade como exemplo de transformação urbana já em curso na capital, durante o lançamento do projeto nacional “Mobilidade em Foco: Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações de Mobilidade Urbana”.

O evento foi realizado na sede da Fecomércio, em Goiânia, e reuniu gestores públicos, técnicos e representantes de 14 cidades-piloto do projeto, além de autoridades do Ministério das Cidades e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Mabel destacou as ações implantadas em Goiânia que colocam o transporte coletivo como prioridade. “Estamos provando que é possível fazer diferente.

Goiânia tem pressa, e por isso estamos entregando uma revolução no transporte coletivo, com prioridade absoluta aos ônibus, vias desobstruídas, sincronização semafórica, nova frota e rede metropolitana integrada. Tudo isso já está acontecendo. A metronização, por exemplo, tem diminuído o tempo de viagem, ampliado a eficiência e melhorado a experiência do passageiro. Isso muda a vida das pessoas”, afirmou.

Nova Mobilidade

O programa Nova Mobilidade atua em três eixos principais: nova RMTC, novo trânsito e mobilidade ativa. Entre as ações em andamento, estão a criação de 36 corredores estruturais com faixas preferenciais para ônibus e bicicletas, sincronização de mais de 80 cruzamentos, conversões livres à direita e operação de semáforos em tempo real por meio da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT). Nos corredores já metronizados, a velocidade dos ônibus subiu para até 23 km/h, com redução de até 80% nas paradas em semáforos.

Leia Também

Com a metronização, ônibus que antes paravam em cinco a seis semáforos a cada dez cruzamentos agora completam trajetos inteiros com, no máximo, uma parada. A medida reduz o tempo de viagem, o desgaste da frota e o custo operacional, além de melhorar a pontualidade e a atratividade do transporte coletivo.

Integração metropolitana

A Nova RMTC abrange 21 municípios e 2,5 milhões de habitantes, com 299 linhas operando sob tarifa única por meio do Bilhete Único Metropolitano. O modelo de governança compartilhada reúne o Governo de Goiás, a Prefeitura de Goiânia e os municípios conurbados. A capital é responsável por 41% do subsídio tarifário, o mesmo valor pago pelo Estado. Aparecida de Goiânia contribui com 9% e as demais cidades dividem os 9,6% restantes.

“Goiânia tem quase um carro por habitante, e o trânsito impacta diretamente o tempo e a qualidade de vida das pessoas. Com o transporte coletivo modernizado e mais ágil, conseguimos inverter essa lógica e fazer com que o cidadão queira deixar o carro em casa”, ressaltou Mabel.

Reconhecimento nacional

O diretor de Regulação da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel, elogiou a atuação da capital. “Ver uma cidade como Goiânia transformar o discurso em prática com compromisso, liderança e resultado concreto é inspirador. Isso mostra que não estamos discutindo algo utópico, e sim um modelo que dá certo. É um exemplo de governança metropolitana que precisamos replicar em todo o país”, afirmou.

A cidade é a única entre as 14 participantes do projeto-piloto Mobilidade em Foco a operar com abordagem metropolitana já consolidada. A plataforma será usada para embasar políticas públicas e decisões de investimento com base em evidências claras.

Fotos: Ruber Couto


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares