Goiânia • atualizado em 08/02/2025 às 01:56

“Me ajuda, gente” implora prefeito de Goiânia, sobre limpeza da cidade

“Me ajuda, gente” implora prefeito de Goiânia, sobre limpeza da cidade
“Me ajuda, gente” implora prefeito de Goiânia, sobre limpeza da cidade

O prefeito Sandro Mabel flagrou, na última quarta-feira (5/2), um homem descartando um sofá velho de forma irregular em uma área da Vila Luciana, na capital. O gestor registrou e divulgou o episódio em sua conta no Instagram, para pedir a colaboração conscientização da população sobre a destinação correta de resíduos.

“Acabei de limpar esta semana e a pessoa vai lá jogar um sofá velho. Me ajuda, gente”, disse Mabel ao homem surpreendido no momento do descarte. O vídeo foi visto 4,2 milhões de vezes e recebeu mais de 7 mil comentários. “Punição nele, assim nossa cidade vai ficar mais limpa”, disse Ester Lurdes. “Parabéns, prefeito! Se cada um não fizer a sua parte, somente o poder público não dará conta”, afirmou Clara Afonso. Já o seguidor Matheus Caldeira comentou a situação de forma bem humorada. “O cara no dia mais sortudo dele encontra logo o prefeito para dar bronca nele”.

No vídeo, Mabel lamenta a situação e enfatiza os desafios de manter a cidade limpa. “Acabei de limpar esta semana e a pessoa vai lá jogar um sofá velho. Me ajuda, gente”, diz. O flagrante ocorreu momentos após o prefeito cumprir uma agenda no Cmei Goiânia Viva. O prefeito estava acompanhado de assessores e conversou com o morador, demonstrando sua insatisfação com a falta de colaboração da população.

O problema do descarte inadequado de resíduos em Goiânia é recorrente. Dados da Guarda Civil Metropolitana (GCM), por meio do Observatório de Violência e Segurança, apontam que, entre 1º de janeiro e 4 de fevereiro, foram registradas 48 denúncias de descarte irregular. No período, 29 pessoas foram abordadas e 35 autuadas, com multas de R$ 5 mil cada. Seis delas chegaram a ser encaminhadas à Central de Flagrantes, e 13 veículos foram identificados como utilizados para os descartes.

Somente na primeira semana de fevereiro, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) apreendeu quatro veículos envolvidos em descartes irregulares. Além das apreensões, os responsáveis foram multados a partir de R$ 5 mil. A pasta reforça que Goiânia conta com cinco ecopontos para descarte adequado de resíduos inorgânicos e que, na próxima semana, serão anunciados outros dez locais provisórios.

Leia Também

Fotos: Alex Malheiros


Leia mais sobre: / Goiânia

Recomendado Para Você

[ajax_load_more id="relacionados" loading_style="blue" container_type="div" css_classes="row" post_type="post" posts_per_page="10" category__and="389" post__not_in="78030" destroy_after="5" placeholder="true" button_label="Carregar Mais" button_loading_label="Carregando Mais Artigos" button_done_label="Fim dos Artigos Relacionados" archive="true"]