Goiânia

“Me ajuda, gente” implora prefeito de Goiânia, sobre limpeza da cidade

“Me ajuda, gente” implora prefeito de Goiânia, sobre limpeza da cidade
“Me ajuda, gente” implora prefeito de Goiânia, sobre limpeza da cidade

O prefeito Sandro Mabel flagrou, na última quarta-feira (5/2), um homem descartando um sofá velho de forma irregular em uma área da Vila Luciana, na capital. O gestor registrou e divulgou o episódio em sua conta no Instagram, para pedir a colaboração conscientização da população sobre a destinação correta de resíduos.

“Acabei de limpar esta semana e a pessoa vai lá jogar um sofá velho. Me ajuda, gente”, disse Mabel ao homem surpreendido no momento do descarte. O vídeo foi visto 4,2 milhões de vezes e recebeu mais de 7 mil comentários. “Punição nele, assim nossa cidade vai ficar mais limpa”, disse Ester Lurdes. “Parabéns, prefeito! Se cada um não fizer a sua parte, somente o poder público não dará conta”, afirmou Clara Afonso. Já o seguidor Matheus Caldeira comentou a situação de forma bem humorada. “O cara no dia mais sortudo dele encontra logo o prefeito para dar bronca nele”.

No vídeo, Mabel lamenta a situação e enfatiza os desafios de manter a cidade limpa. “Acabei de limpar esta semana e a pessoa vai lá jogar um sofá velho. Me ajuda, gente”, diz. O flagrante ocorreu momentos após o prefeito cumprir uma agenda no Cmei Goiânia Viva. O prefeito estava acompanhado de assessores e conversou com o morador, demonstrando sua insatisfação com a falta de colaboração da população.

O problema do descarte inadequado de resíduos em Goiânia é recorrente. Dados da Guarda Civil Metropolitana (GCM), por meio do Observatório de Violência e Segurança, apontam que, entre 1º de janeiro e 4 de fevereiro, foram registradas 48 denúncias de descarte irregular. No período, 29 pessoas foram abordadas e 35 autuadas, com multas de R$ 5 mil cada. Seis delas chegaram a ser encaminhadas à Central de Flagrantes, e 13 veículos foram identificados como utilizados para os descartes.

Somente na primeira semana de fevereiro, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) apreendeu quatro veículos envolvidos em descartes irregulares. Além das apreensões, os responsáveis foram multados a partir de R$ 5 mil. A pasta reforça que Goiânia conta com cinco ecopontos para descarte adequado de resíduos inorgânicos e que, na próxima semana, serão anunciados outros dez locais provisórios.

Leia Também

Fotos: Alex Malheiros


Leia mais sobre: / Goiânia

Recomendado Para Você