Goiânia

Operadoras de telefonia detalham investimentos para melhorar cobertura após notificação da Prefeitura de Goiânia

Operadoras de telefonia detalham investimentos para melhorar cobertura após notificação da Prefeitura de Goiânia
Operadoras de telefonia detalham investimentos para melhorar cobertura após notificação da Prefeitura de Goiânia

Após notificação por parte da Prefeitura de Goiânia, duas das quatro principais operadoras de telefonia móvel detalharam novos investimentos para melhorar os serviços prestados na capital. A ação ocorre após solicitação feita pela Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp) e Procuradoria-Geral do Município (PGM) diante da recorrente instabilidade nos serviços de internet e telefonia móvel em áreas de alta concentração populacional.

O documento foi repassado às empresas no último dia 23 de maio e destacou as frequentes falhas especialmente durante as feiras e eventos que atraem grande número de pessoas, como a região da Rua 44, Pecuária e Praça Tamandaré. Por causa da má qualidade dos serviços prestados, os comerciantes e consumidores estariam tendo prejuízos diante do comprometimento do uso de máquinas de cartão, PIX e transferência eletrônicas, que são essenciais para a realização de vendas, pagamentos e recebimentos.

Operadoras

“A instabilidade dos serviços afeta diretamente a economia e o bem-estar da população. É inadmissível que, em pleno 2025, a cidade ainda enfrente esse tipo de problema em regiões estratégicas”, afirmou o secretário executivo de Gestão de Negócios e Parcerias, José Silva Soares Neto.

Em seu posicionamento, a Vivo informou que estão previstas a instalação de dois novos sites, que são os locais onde serão instaladas as antenas e equipamentos de comunicação que permitem a transmissão e recepção de sinais de rádio. Além disso, estão previstas sete obras de ativação de 4G e 16 ampliações, sendo uma 4G e 15 da tecnologia 5G.

A operadora afirma ainda que está prevista a instalação de mais uma small cell para o próximo ano na região da Rua 44 e ampliação da tecnologia 5G nas duas small cells já existentes. Small cell são pontos de acesso de rádio, usados para melhorar a cobertura e capacidade de redes sem fio e que podem ser instalados em diversos locais, como postes de luz e paredes de edifícios.

Leia Também

A Tim informou que tem previsão de instalação de 14 antenas ainda neste ano para melhorar as tecnologias 4G e 5G. Os aparelhos serão instalados em bairros como Nova Suíça, Jardim Califórnia, Centro, Vila Regina e Parque Tremendão.

A Prefeitura de Goiânia aguarda manifestação das operadoras Oi e Claro, que até o presente momento não encaminharam resposta formal ao documento expedido. A administração municipal reforça a importância do comprometimento de todas as prestadoras de serviço para garantir a estabilidade e a qualidade da cobertura de internet e telefonia móvel em toda a cidade.

Foto: Alex Malheiros


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares