Após notificação por parte da Prefeitura de Goiânia, duas das quatro principais operadoras de telefonia móvel detalharam novos investimentos para melhorar os serviços prestados na capital. A ação ocorre após solicitação feita pela Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp) e Procuradoria-Geral do Município (PGM) diante da recorrente instabilidade nos serviços de internet e telefonia móvel em áreas de alta concentração populacional.
O documento foi repassado às empresas no último dia 23 de maio e destacou as frequentes falhas especialmente durante as feiras e eventos que atraem grande número de pessoas, como a região da Rua 44, Pecuária e Praça Tamandaré. Por causa da má qualidade dos serviços prestados, os comerciantes e consumidores estariam tendo prejuízos diante do comprometimento do uso de máquinas de cartão, PIX e transferência eletrônicas, que são essenciais para a realização de vendas, pagamentos e recebimentos.
Operadoras
“A instabilidade dos serviços afeta diretamente a economia e o bem-estar da população. É inadmissível que, em pleno 2025, a cidade ainda enfrente esse tipo de problema em regiões estratégicas”, afirmou o secretário executivo de Gestão de Negócios e Parcerias, José Silva Soares Neto.
Em seu posicionamento, a Vivo informou que estão previstas a instalação de dois novos sites, que são os locais onde serão instaladas as antenas e equipamentos de comunicação que permitem a transmissão e recepção de sinais de rádio. Além disso, estão previstas sete obras de ativação de 4G e 16 ampliações, sendo uma 4G e 15 da tecnologia 5G.
A operadora afirma ainda que está prevista a instalação de mais uma small cell para o próximo ano na região da Rua 44 e ampliação da tecnologia 5G nas duas small cells já existentes. Small cell são pontos de acesso de rádio, usados para melhorar a cobertura e capacidade de redes sem fio e que podem ser instalados em diversos locais, como postes de luz e paredes de edifícios.
Leia Também
A Tim informou que tem previsão de instalação de 14 antenas ainda neste ano para melhorar as tecnologias 4G e 5G. Os aparelhos serão instalados em bairros como Nova Suíça, Jardim Califórnia, Centro, Vila Regina e Parque Tremendão.
A Prefeitura de Goiânia aguarda manifestação das operadoras Oi e Claro, que até o presente momento não encaminharam resposta formal ao documento expedido. A administração municipal reforça a importância do comprometimento de todas as prestadoras de serviço para garantir a estabilidade e a qualidade da cobertura de internet e telefonia móvel em toda a cidade.
Foto: Alex Malheiros
Leia mais sobre: Goiânia / Goiânia
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares