Goiânia

Pessoas em situação de rua são retiradas da Rua 10

Pessoas em situação de rua são retiradas da Rua 10
Pessoas em situação de rua são retiradas da Rua 10

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), realizou uma ação integrada na Rua 10, no Setor Leste Universitário, com o objetivo de levar acolhimento e assistência a pessoas em situação de rua e, ao mesmo tempo, garantir mais segurança para os comerciantes e moradores da região. A iniciativa faz parte da estratégia da gestão municipal de ampliar o acesso à rede de proteção social e promover a reinserção social de quem vive nas ruas, com respeito e escuta qualificada.

A ação dá continuidade à operação que abordou cerca de 30 pessoas que estavam instaladas sob a ponte da Rua 10, em meio a uma tubulação da Saneago, na última terça-feira (15/7). Na oportunidade, foram oferecidos serviços como acolhimento institucional, emissão de documentos, acesso à alimentação e higiene, inclusão em programas sociais, atendimento psicossocial, oferta de emprego e apoio para retorno à cidade de origem. A solicitação foi realizada pela Saneago, que realiza obras de manutenção da adutora para melhorar a qualidade e distribuição de água.

O prefeito Sandro Mabel acompanhou de perto as ações e destacou o compromisso da gestão com soluções concretas. “Até há pouco tempo, aqui na Rua 10, viviam mais de 30 pessoas em situação de rua. Pessoas com perfis diversos, entre elas mulheres e crianças, que não tinham outra opção. Mas também havia pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e outros delitos. Em parceria com a Defensoria Pública, com a Semasdh e a Guarda Municipal, começamos um trabalho de acolhimento dessas pessoas. Estamos lidando com cada caso de forma individual, com responsabilidade e respeito”, disse o prefeito.

Para a secretária Erizânia de Freitas, o trabalho da pasta é preventivo e respeita a singularidade de cada história. “Entendemos que as pessoas em situação de rua talvez sejam um dos grupos mais vulnerabilizados da nossa estrutura social. Nosso papel é acolher, orientar e construir caminhos para uma vida com mais dignidade. Oferecemos encaminhamento ao Centro Pop, atendimentos do Consultório de Rua, passagens para que pudessem retornar aos seus municípios de origem, retorno à Casa de Acolhida, além de possibilidades como emprego. Então, a nossa prioridade é cuidar das pessoas dessas pessoas”, afirmou.

A ação foi realizada em parceria com a Defensoria Pública, a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar, e contou também com o apoio da Saneago. A integração entre os órgãos têm permitido uma atuação mais ampla, garantindo os direitos da população vulnerável e promovendo a valorização dos espaços públicos.

Leia Também

Moradores e comerciantes da região, como a aposentada Zuleika Silva Ribeiro, que vive na Rua 10 há quase seis décadas, aprovaram a iniciativa. “Eu mesma tive que fechar meu brechó por causa da insegurança. Agora, com essa ação, sentimos que podemos voltar a viver em paz. Foi digna para eles e para nós. A Rua 10 é o coração de Goiânia, e precisava desse cuidado”, afirmou emocionada. O frentista Antônio Vicente da Silva, que trabalha há três anos no local, também relatou a mudança no ambiente. “Era desconfortável para a gente e para os clientes. Com essa ação, melhorou a segurança e, mais importante, essas pessoas receberam apoio de verdade. Agora têm chance de recomeçar, com dignidade”, disse.

Fotos: Alex Malheiros


Leia mais sobre: / / / / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares