Goiânia

Policia municipal passa a integrar fiscalização contra descarte irregular de lixo e entulhos em Goiânia

Policia municipal passa a integrar fiscalização contra descarte irregular de lixo e entulhos em Goiânia
Policia municipal passa a integrar fiscalização contra descarte irregular de lixo e entulhos em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia ampliou o monitoramento e a fiscalização contra o descarte irregular de lixo e entulhos na capital. De acordo com o Relatório de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), foram registradas 1.745 ocorrências entre 1º de janeiro e 7 de novembro de 2025, número correspondente às vistorias realizadas pelas equipes.

Dessas ações, foram emitidas 174 notificações, 344 autos de infração e 18 apreensões. A diferença entre o total de vistorias e o número de penalidades ocorre pela dificuldade em flagrar o descarte no momento em que ele acontece, o que exige análise técnica após as denúncias. De acordo com os dados do relatório, a região Noroeste tem a maior incidência de descarte irregular.

O secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternela, explica que a Sefic ampliou a presença em campo e o rigor na responsabilização dos autores de descartes irregulares. “Os dados mostram que a fiscalização está mais presente e estruturada. A Sefic intensificou as vistorias e trabalha com critério técnico para identificar e autuar quem descarta resíduos de forma irregular”, destacou.

As infrações por descarte irregular de resíduos são autuadas com base no artigo 62 do Decreto Federal nº 6.514/2008, que prevê multa mínima de R$ 5 mil. Além disso, o veículo utilizado no transporte e na deposição ilegal do material pode ser apreendido pelas equipes de fiscalização.

O monitoramento ocorre em conjunto com outros órgãos municipais, como a Guarda Civil Metropolitana e a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), além das denúncias feitas pela população. De acordo com o comandante da GCM, Gustavo Toledo, a colaboração dos moradores tem sido essencial para identificar locais críticos e acionar as equipes com agilidade.

Leia Também

“Contamos com o apoio da população por meio de denúncias e, para potencializar esse esforço, a prefeitura também disponibilizou mais pontos de descarte. Esse conjunto de ações mostra o compromisso com a gestão responsável dos resíduos e com a qualidade de vida da nossa comunidade”, ressaltou.

Ecopontos

Para garantir o descarte correto de resíduos e evitar o acúmulo de entulho em vias públicas, a Prefeitura de Goiânia mantém cinco ecopontos nos bairros Jardim Guanabara, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste. Os espaços funcionam diariamente, das 7h às 22h, e recebem materiais como restos de construção civil, móveis inservíveis, galhadas, pneus e óleo de cozinha usado.

A população conta ainda com uma plataforma digital que reúne serviços de limpeza urbana e canais de atendimento da Comurg e do Consórcio Limpa Gyn: www.goiania.go.gov.br/limpeza-publica, onde também é possível acessar o aplicativo Gyn 24h para solicitar serviços e registrar demandas.

Fotos: Divulgação


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares