Goiânia • atualizado em 25/01/2025 às 10:57

Prefeito Sandro Mabel detalha primeiros avanços no trânsito de Goiânia

Prefeito Sandro Mabel detalha primeiros avanços no trânsito de Goiânia
Prefeito Sandro Mabel detalha primeiros avanços no trânsito de Goiânia

O prefeito Sandro Mabel apresentou, nesta sexta-feira (24/1), balanço das primeiras ações de sua gestão voltadas à melhoria do trânsito da capital. Dentre as iniciativas em destaque, a metronização do BRT, implantação da Direita Livre, liberação de faixas de ônibus para motociclistas e intervenções viárias programadas para os próximos dias.

Compromisso de campanha de Mabel, as melhorias no trânsito de Goiânia já ocorrem por meio de iniciativas que integram um projeto macro que visa dinamizar o fluxo viário, garantindo maior fluidez e segurança no trânsito de Goiânia. Uma das ações é a metronização do sistema BRT, estratégia que prioriza a operação dos ônibus, com paradas apenas nas estações de modo similar ao metrô, reduzindo o tempo de espera dos passageiros e das viagens em até 30%.

“Toda a cidade de Goiânia será sincronizada, mas essa metronização começa mais cedo, por isso estamos organizando os corredores e proporcionando maior velocidade ao BRT”, explicou o prefeito. Ao comentar a principal reclamação dos usuários de ônibus e motoristas em geral, que é o tempo de viagem, Mabel apontou que já é perceptível o alívio nos corredores e nas regiões com intervenções. “Registramos um aumento de 5km/h dos carros com a retirada de parte das motos das pistas comuns”, exemplificou.

Foram anunciadas novas intervenções viárias, incluindo ajustes em semáforos, ampliação da sinalização e melhorias estruturais em pontos críticos da cidade. Nos corredores das avenidas, como Jamel Cecílio, 136 e Castelo Branco, haverá o controle do trânsito por uma moderna central, com informações em tempo real para orientar todos os semáforos da capital. Também está em andamento o diálogo com empresas do transporte coletivo para a disponibilização de bicicletas elétricas no sistema BRT, já incluídas no preço da passagem. “Faremos por meio dos contratos com as empresas de ônibus. Queremos algo que funcione e que tenha qualidade, um sistema com tecnologia e inteligência”, assegurou.

“Em dois anos, teremos uma capital com um trânsito muito melhor, iremos mexer em 10 corredores somente neste primeiro semestre. E, no total, serão 26 trechos com melhorias para fazer o trânsito fluir e aumentar a velocidade dos veículos do transporte público e em geral, em até 40%. “Estamos determinados a fazer o trânsito como um todo e, principalmente o transporte coletivo andar, com ônibus modernos, frota renovada e velocidade para atrair as pessoas, inclusive com ônibus menores para fazer a circulação nos bairros”, afirmou o prefeito.

Leia Também

Sobre as conversões à direita, o prefeito detalhou que serão 180 pontos. “Tudo isso faz parte de uma série de melhorias que vamos colocar para funcionar. Temos um estudo de fluxo, com simuladores, um time de engenheiros que se debruçam em soluções para a cidade”, adiantou o prefeito, ao frisar que segue motivado para trazer resultados rápidos para a população. “Teremos um salto de qualidade”, concluiu

Fotos: Alex Malheiros


Leia mais sobre: / Goiânia

Recomendado Para Você

[ajax_load_more id="relacionados" loading_style="blue" container_type="div" css_classes="row" post_type="post" posts_per_page="10" category__and="389" post__not_in="77669" destroy_after="5" placeholder="true" button_label="Carregar Mais" button_loading_label="Carregando Mais Artigos" button_done_label="Fim dos Artigos Relacionados" archive="true"]