Goiânia

Prefeito Sandro Mabel prestigia entrega de novas estações e veículos no BRT Leste-Oeste

Prefeito Sandro Mabel prestigia entrega de novas estações e veículos no BRT Leste-Oeste
Prefeito Sandro Mabel prestigia entrega de novas estações e veículos no BRT Leste-Oeste

Projeto Nova Anhanguera amplia frota limpa e entrega estações mais modernas do país; iniciativa consolida a capital como referência nacional em mobilidade urbana

O transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia deu mais um salto de qualidade com a entrega de 19 estações do BRT Leste-Oeste, totalmente modernizadas. Também foram entregues 28 novos veículos, sendo seis articulados elétricos e 22 ônibus padrão Euro 6, sistema que atende à Região Metropolitana de Goiânia. A iniciativa integra o projeto Nova Anhanguera e consolida a capital como referência nacional em mobilidade urbana sustentável.

“Logo após a pandemia, para evitar o colapso de um sistema já sucateado, ele (governador Ronaldo Caiado) implantou, com determinação, um programa robusto de melhoria do transporte coletivo, contando com apoio das prefeituras, inclusive a de Goiânia. Hoje, estamos trazendo cada vez mais passageiros para um transporte digno, com ar-condicionado, Wi-Fi e pontualidade, inclusive com a metronização”, reforçou o prefeito Sandro Mabel.

Mabel destacou ainda que a fluidez no trânsito já aumentou em mais de 30% nos trechos metronizados, com maior regularidade operacional. “Estamos colocando os ônibus para rodar em velocidade semelhante à do metrô, com sincronização semafórica e prioridade no trânsito. Isso é respeito ao passageiro e eficiência para toda a cidade”, explicou. As obras de engenharia para liberar a terceira faixa para ônibus e motos, a chamada “onda verde” com semáforos sincronizados, e mais de 80 cruzamentos destravados.

Goiânia

O governador Ronaldo Caiado destacou as transformações no transporte coletivo da capital. “Posso dizer que foi uma verdadeira revolução. Hoje, Goiânia já é referência nacional e caminha para ser um dos sistemas de transporte coletivo mais eficientes do mundo. No início do governo, o sistema estava sucateado, com frota velha, terminais deteriorados e falta de segurança afastavam os passageiros. Hoje, com parceria entre Estado, Prefeitura de Goiânia e demais municípios, a frota será totalmente renovada. A Metrobus, que tinha R$ 195 milhões em dívidas e estava quebrada, hoje está totalmente reestruturada e saneada financeiramente”, disse.

Leia Também

As novas estações seguem um padrão de acessibilidade, funcionalidade e integração nunca antes adotado na capital, para os mais de 86.000 usuários por dia do BRT Leste-Oeste. A modernização também se reflete na frota, que passa a ser a mais sustentável do Brasil. Ao todo, a nova frota contará com 130 veículos, 50 elétricos, 32 movidos a biometano e 48 com tecnologia Euro 6, consolidando um modelo de operação mais limpo, moderno e alinhado às metas de sustentabilidade e descarbonização do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.

Paralelamente, mais cinco terminais passam pelo processo de requalificação completa, com conclusão prevista até 2026, elevando o padrão de atendimento e infraestrutura em pontos estratégicos de integração do sistema. O primeiro terminal do corredor, o Terminal Novo Mundo, foi entregue em janeiro de 2025.

Com as melhorias, o número de passageiros que utilizam o serviço cresce cerca de 10% ao mês e já superou os índices pré-pandemia. A expectativa é que, em dois anos, sejam retomados os números de 2010. A parceria financeira entre Estado e Prefeitura garante que 82% do subsídio da tarifa do transporte coletivo, que mantém a passagem a R$ 4,30, seja custeado pelos dois entes em partes iguais, dividindo o restante entre os demais municípios metropolitanos.

Centro

Além da entrega das estações modernizadas e da nova frota, o projeto Nova Anhanguera também faz parte do plano de revitalização do Centro da capital, especialmente ao longo do Eixo Anhanguera. A proposta substitui as cercas metálicas atuais por um novo tratamento paisagístico, implantação de iluminação pública mais eficiente e segura, requalificação das calçadas com padrão de acessibilidade e reorganização dos espaços de circulação para pedestres.

O prefeito Sandro Mabel detalhou que a intervenção feita em parceria com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) integra o programa de modernização do transporte coletivo. “Queremos que a passagem do BRT pelo Centro seja também um cartão-postal da cidade. Vamos transformar o BRT Leste-Oeste em um corredor moderno, seguro e convidativo, com calçadas novas, iluminação de qualidade e melhorias visuais que valorizem o comércio e a história da região”, afirmou.

Outro ponto previsto é a retirada dos fios aéreos e a instalação subterrânea da rede elétrica, em parceria com a Equatorial Energia, o que dará mais organização visual e segurança à área.

Fotos: Alex Malheiros


Leia mais sobre: / Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares