O prefeito Sandro Mabel entregou, nesta sexta-feira (5/12), o 3º Prêmio Goiânia Sustentável, que reconhece empresas desenvolvedoras de ações e projetos técnicos voltados à conservação, recuperação e promoção da qualidade ambiental na capital, estimulando o setor produtivo a adotar práticas de sustentabilidade e eficiência. Para participar, as instituições precisam possuir o Selo de Sustentabilidade de Goiânia, concedido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), após validação dos projetos apresentados.
Durante a entrega, o prefeito Sandro Mabel destacou que Goiânia prioriza uma trajetória ambiental, a partir de iniciativas que envolvem tanto o poder público quanto empresas e instituições de ensino. “Nós estamos trabalhando para que Goiânia seja cada vez mais bonita, segura, com trânsito eficiente e preparada para o futuro. Parabenizo todos que participaram do prêmio e reforço que, no próximo ano, faremos ainda melhor”, afirmou.
Nesta edição, seis empresas foram classificadas, das quais três chegaram à final. A Orion Business conquistou o 3º lugar, com 122,6 pontos; o Colégio Degraus ficou em 2º lugar, com 127,1 pontos; e a Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência foi a grande vencedora, com 129 pontos, que garantiu o direito de uso do título de sustentabilidade. Os critérios de julgamento consideraram originalidade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e efetividade das ações.
O incentivo ao setor educacional chamou atenção nesta edição, já que duas instituições de ensino ficaram entre as premiadas. Vencedor do prêmio, o Colégio Agostiniano apresentou uma série de ações sustentáveis que incluem uso de energia fotovoltaica, adoção de praça e de lixeiras públicas, coleta seletiva interna, projetos de iniciação científica, hidroponia com água da chuva, compostagem e o projeto Sabão Limpinho, que transforma óleo de cozinha em sabão para instituições atendidas pela escola.
Segundo o professor de Biologia Samuel Nascimento, mais de três mil alunos são impactados com essas práticas de educação ambiental. “Nossa intenção é transformar essas ações em cultura, em mudança de mentalidade que atravessa gerações. A sustentabilidade precisa ser vivida no dia a dia”, destacou.
Leia Também
A presidente da Amma, Zilma Peixoto, destacou a importância do prêmio como ferramenta de engajamento do setor produtivo e fortalecimento da rede de parceiros ambientais da cidade. Ela explicou que “apenas empresas com Selo Ouro podem concorrer ao troféu e que o processo é acompanhado por uma comissão julgadora voluntária”, explicou. Zilma comemorou a forte presença de escolas entre os vencedores, reforçando que a educação é um ponto essencial da mudança cultural necessária para a preservação ambiental.
Fotos: Alex Malheiros
Leia mais sobre: Goiânia / Goiânia
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares