Goiânia

Prefeitura de Goiânia autoriza retirada de duas árvores condenadas no Setor Sul

Prefeitura de Goiânia autoriza retirada de duas árvores condenadas no Setor Sul
Prefeitura de Goiânia autoriza retirada de duas árvores condenadas no Setor Sul

Parecer técnico identificou risco iminente de queda, ameaçando a segurança de moradores e transeuntes

O Gabinete de Crise, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza nesta quinta-feira (3/4) a remoção de duas árvores condenadas na Rua 89, quadra F-44, no Setor Sul. A ação é fundamentada em parecer técnico da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), que identificou risco iminente de queda, ameaçando a segurança de moradores e transeuntes. Os trabalhos terão início às 8 horas, com atendimento à imprensa previsto para às 7h30.

A Comurg será responsável pela execução da remoção, que deve durar até dois dias devido ao porte das árvores. Os exemplares, das espécies sete-copas e sibipiruna, apresentam raízes que comprometem a calçada e causam rachaduras no muro. Além disso, sinais de morte parcial, presença de fungos e cerne exposto na base do caule reforçam a necessidade da retirada.

Para garantir a segurança da operação, a Equatorial Goiás acompanhará a retirada, pois as árvores estão próximas à rede elétrica. O fornecimento de energia não será interrompido, mas a rede será isolada. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) também estará no local para organizar o fluxo de veículos e avaliar a necessidade de interdição da via durante os trabalhos.

Como parte da compensação ambiental, o proprietário do imóvel deverá realizar o plantio de espécies de pata-de-vaca, seguindo as diretrizes do plano de arborização municipal e garantindo a manutenção das mudas por pelo menos 12 meses. De acordo com a Lei Complementar n° 374/2024 e o Plano Diretor de Goiânia, ele também será responsável pela remoção dos troncos e pela reforma da calçada.

Leia Também

Gabinete de Crise

Criado em 15 de janeiro de 2025, o Gabinete de Crise tem o objetivo de implementar medidas mitigatórias diante de emergências climáticas. Coordenado pela Defesa Civil Municipal, o grupo conta com representantes de 13 órgãos e instituições, incluindo Prefeitura de Goiânia, Governo de Goiás, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e diversas secretarias municipais.

O gabinete funciona na sede da Defesa Civil Estadual, ao lado do Estádio Serra Dourada, onde há monitoramento climático em tempo real para subsidiar a tomada de decisão e garantir respostas rápidas a situações de risco na cidade.

Fotos: Saulo Hermínio


Leia mais sobre: / Goiânia

Recomendado Para Você