A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), investe na alimentação escolar dos estudantes. Todas as escolas da Rede Municipal de Educação (RME) contam com mais de R$ 10 milhões na alimentação escolar, que corresponde a 20% a mais no custeio de suas refeições, em relação a julho. Isso possibilita a melhoria no cardápio das instituições educacionais que buscam fornecer alimentação com mais variedade, qualidade e quantidade aos estudantes.
O investimento contempla todas as unidades educacionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, o aumento proporciona um reforço no valor nutricional das refeições oferecidas aos alunos e se estende ainda às 47 Escolas Municipais de Tempo Integral, que atendem 10.927 crianças e jovens, que permanecem até 10h por dia nas instituições.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, disse que “a alimentação de nossas instituições já é excelente, de muita qualidade. Agora, com esse aumento, ficou ainda melhor, principalmente para aquelas crianças que ficam o dia inteiro na escola. São cinco refeições ofertadas no dia e de qualidade para as nossas crianças”, comentou.
Cuidados e qualidade
Há um cuidado com a alimentação dos estudantes da RME de Goiânia. A merenda é acompanhada por um grupo de nutricionistas que criam tabelas nutricionais equilibradas, durante todo o ano escolar. Os profissionais observam tanto as demandas por faixa etária, cujas quantidades e variedades de alimentos se modificam de acordo com o crescimento dos estudantes, quanto o equilíbrio alimentar ao longo do ano letivo.
Os cardápios são modificados e procuram cuidar da saúde dos alunos, auxiliar em seu desenvolvimento corporal de acordo com a idade, bem como visa manter o interesse dos estudantes, de todas as idades, pelas merendas fornecidas, variando frequentemente os ingredientes das refeições. Além disso, há programas da SME que visam atender as demandas específicas, em casos de alunos que possuem alimentação especial por algum tipo de condição médica.
Leia Também
Para garantir a qualidade, a higiene, o uso adequado dos recursos, a busca pelos melhores custos, o cumprimento dos cardápios nutricionais e a organização dos estoques, a rede municipal conta com um sistema permanente de fiscalização interna.
Foto: SME
Leia mais sobre: Goiânia / Goiânia
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares