A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), promove, até o dia 25 de setembro, uma série de atividades educativas dentro da Semana Nacional de Trânsito. Serão realizadas palestras educativas, cursos, oficinas e blitzes de conscientização. As ações envolvem escolas, empresas, instituições e espaços públicos em toda a capital.
O gerente de Educação de Trânsito da SET, Jairo Santos, destaca que a programação foi pensada a partir de causas humanitárias, valorizando não apenas motoristas, pedestres e ciclistas, mas também os profissionais que atuam diariamente no trânsito. “É importante lembrar que os agentes também precisam se aperfeiçoar para oferecer um serviço mais inclusivo. E para isso vamos ter o curso de Libras que será realizado no dia 23, no Teatro Goiânia Ouro, capacitando servidores a atenderem melhor pessoas surdas. Essa é uma forma de olhar para o trânsito com humanidade e inclusão”, afirma.
A Semana Nacional de Trânsito é realizada em todo o Brasil entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O período foi instituído para mobilizar a sociedade em torno da preservação da vida e da responsabilidade de todos os atores do trânsito. Entre as ações previstas estão palestras em escolas como o Colégio Estadual Florescer e o Colégio Maria Auxiliadora, atividades lúdicas com fantoches e simulações, abordagens educativas a condutores em pontos estratégicos da cidade, além de oficinas.
Neste ano, Goiânia avançou em diversas medidas que favorecem a mobilidade e a segurança. Entre as iniciativas estão a Onda Verde, a Direita Livre, ações diárias de educação em faixas de pedestres em escolas e bairros, melhorias na geometria das ruas e a desobstrução de vias arteriais em 36 corredores da capital. As melhorias ocorrem gradativamente e contribuem não apenas para dar mais fluidez ao trânsito, mas também para melhorar a qualidade de vida da população.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca que a integração dessas medidas reflete diretamente na segurança viária. “Ao garantir um trânsito mais fluido, oferecemos também uma cidade mais segura. O motociclista, por exemplo, ao saber que existe a Onda Verde, não precisa correr para alcançar o semáforo aberto. Dentro da velocidade permitida, ele tem a tranquilidade de manter o fluxo, o que reduz riscos de acidentes. É o poder público fazendo a parte dele, mas é fundamental que cada cidadão também assuma a sua responsabilidade”, afirmou. Para ele, a Semana Nacional de Trânsito reforça justamente essa reflexão, ao alcançar motoristas, pedestres e ciclistas e promover atitudes de responsabilidade coletiva.
Leia Também
Fotos: Divulgação/SET
Leia mais sobre: Goiânia / Goiânia
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares